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Title: Ecclesia Reformata Semper Reformanda: O testemunho como proposta pedagógica para a formulação de uma mística cristã libertadora em contexto urbano
metadata.dc.creator: Dentee, Leandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: TEOLOGIA PRÁTICA;Cidade;Experiência de Deus;Missão;Mística;Testemunho;City;Experience of God;Mission;Mystique;Witness
Issue Date: 28-Mar-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;162
metadata.dc.description.resumo: As cidades vêm a ser o lugar onde a maioria dos habitantes deste planeta faz hoje a sua experiência de vida. As primeiras surgiram nas proximidades do rio Eufrates e Nilo, na antiguidade, quando o ser humano passa de nômade a agricultor. Na medida em que a produção cresce, gerando um excedente, tem início uma das características das cidades: a exploração da cidade sobre o campo. O camponês e sua família, em troca de segurança ou mediação religiosa e política, é explorado principalmente pelos tributos e pelos serviços que deve prestar ao rei. Essa forma de organização, mesmo que injusta, se impôs ao longo do tempo e se espalhou por várias partes do mundo. No Brasil, o processo de colonização portuguesa baseou-se no uso privado da terra e no trabalho escravo por mais de três séculos. Com a urbanização e a industrialização, acentua-se, a partir do século XIX, a exploração do chamado trabalho livre. A cidade capitalista, que vive segundo o ritmo da indústria, privatiza a terra, explora a venda da mão de obra expulsa do campo e controla o acesso à moradia, gerando a segregação espacial, tudo em nome do crescimento do capital. Hoje, elas são os repositórios dos principais conflitos que atingem a sociedade, mas, ao mesmo tempo, despertam a esperança de uma vida mais confortável, com acesso aos bens de consumo e aos serviços indispensáveis a uma vida digna. Tudo passa pela cidade nos tempos atuais, o mal e o bem, o trabalho e a tecnologia, o prazer e a desgraça. Mesmo em uma realidade cada vez mais urbanizada e fundamentada na racionalidade do sistema, o ser humano que nela vive experimenta algo que o define como um ser de busca: devido às incertezas que cercam a sua existência, aos conflitos sociais e ao desejo que a cidade incentiva continuamente (p. ex. via propaganda), este ser humano se mostra particularmente aberto para a novidade, para o que vem de fora. Nesse sentido, torna-se também receptivo à presença de Deus. Nesta relação, entre Deus e ser humano, encontra-se o desafio da mística. A mística, definida com cognitio Dei experimentalis, ou o conhecimento de Deus pela experiência, envolve e dirige a vida de todo o ser, fazendo com que olhe para além de si mesmo, buscando no encontro com o outro e com o mundo um projeto de vida digna. Ele se defronta então com o próprio projeto de Deus, justo e libertador. Muitas são as testemunhas dessa caminhada na história da igreja cristã. Mas como fazer com que o ser humano da cidade se comprometa com a causa de Deus? Na busca por uma resposta foi realizada uma pesquisa de campo com grupos de fiéis, evangélico-luteranos participantes de paróquias da cidade de Porto Alegre e com pessoas católico-romanas que participam das Comunidades Eclesiais de Base no âmbito da Arquidiocese de Porto Alegre. A questão da pesquisa foi averiguar qual a mística que orienta a vida dessas pessoas e que as faz buscar, em meio à realidade contraditória, a presença de Deus e o significado dessa presença em suas vidas. Sendo o locus desta pesquisa a realidade latino-americana, não há como ignorar o sofrimento. Assim, ficou muito claro o papel central do testemunho evangélico como fator de motivação e de engajamento para a ação cristã no contexto urbano adverso à vontade de Deus. O testemunho faz estremecer as entranhas da vida e da ação eclesial neste mundo. A presente pesquisa o coloca como um fator fundamental para a construção de uma mística cristã libertadora no contexto urbano.
Description: 332 p. il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/766
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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