Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/744
Title: | A pedagogia da alternância como proposta de reencantamento dos jovens campo pela educacão |
Other Titles: | A pedagogia da alternância como proposta de reencantamento dos jovens pelo ambiente educacional |
metadata.dc.creator: | Mamédio, Zyara Santos da Paixão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Campo;Jovens;Reencantamento;Protagonismo;Alternância;Rural area;Youth;Reenchantment;Protagonism;Alternance |
Issue Date: | 18-May-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;456 |
metadata.dc.description.resumo: | A realidade da educação do campo no Brasil, em especial na Bahia, apresenta um panorama que nos evoca de maneira forte e definitiva a pensar em uma proposta pedagógica, um componente curricular que nasça do campo, enriqueça nele, conecte-se ao global e retorne para ele. A abordagem desta pesquisa em volta da pedagogia da alternância, nas casas familiares rurais no Baixo Sul da Bahia traz à luz este processo de formação novo em nosso meio. Ela é baseado em três aspectos: 1 - técnico: trabalhando a cultura econômica local contemplando a possível formação de uma cadeia produtiva, 2 - curricular: trabalhando o currículo formal adaptado e enriquecido para realidade local, 3 - humano: ajudando a tecer a teia com protagonistas locais envolvendo significativamente, família, sociedade e escola. A premissa desta pesquisa é entender que sem transformação significativa e contextualizada a ação não muda, para isto acontecer deve existir a tríade sensibilidade-reflexão e ação. A educação do campo necessita de uma atuação efetiva, voltada à sustentabilidade ambiental – familiar, o fomento do protagonismo, (re)encantamento juvenil, a partir da pedagogia da alternância, criada do ser humano do campo para o próprio ser humano do campo. Sabemos que a mudança assusta e neste processo ela vem para agitar as bases de tudo aquilo que se acreditava conhecer e ser possível para a realidade rural. Educadores, aprendentes e família são chamados para juntos construírem uma nova forma de aprender, de buscar um jeito diferente de enxergar o mundo e as oportunidades que ele nos põe à frente. É necessário rasgar os véus de nossos olhos e poder entender que o lugar onde nascemos, mesmo que seja na “roça”, é também o lugar a partir do qual podemos nos desenvolver enquanto indivíduos, sem faltar nenhum pilar para a construção de uma educação digna e plena, que ajude a trilhar o caminho para o empoderamento constante, protagonismo atuante e reencantamento eficiente. |
Description: | 57 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/744 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mamédio_zsp_tmp456.pdf | Texto completo | 360.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.