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Title: Neopentecostalismo: Dilemas e lacunas
metadata.dc.creator: Silva, João Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Igreja cristã;Neopentecostalismo;Reflexões;Teologia;Christian Church;Neo-Pentecostalism;Reflections;Theology
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;455
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir a teologia da prosperidade e os caminhos do neopentecostalismo. De forma que a compreensão vai sendo alargada quanto ao método teológico e o seu nascedouro. Assim, apontar para a direção dos conflitos advindos do assunto é um desafio para a reflexão histórica, ao procurar elaborar os motivos e conceitos que foram sendo desenvolvidos ao longo do tempo, percebe-se os desejos por trás da teologia. Naturalmente não se tem nesse processo a arrogância de encontrar soluções ou apontar direções assertivas quanto ao futuro, mas a provocação é o caminho para se pensar a construção e visão sistêmica do conteúdo, dimensão e percepção de alcance. Ao construir o pensamento sobre o neopentecostalismo não se pode ter em mente o conceito e a ingenuidade de atribuir que a teologia é fruto de um ensinamento teológico vindo de outro país, mas sua busca advém de percepções originais com raízes brasileiras. O processo que foi norteado ao longo da pesquisa fez a construção do trabalho em três capítulos, objetivando encontrar nesse caminho respostas para o tema da dissertação. No primeiro capítulo a observação foi ao encontro de levantar a história e a origem do nascedouro do neopentecostalismo e nomear seus principais construtores no Brasil. Em seguida, buscou na forma minuciosa a construção da visão filosófica e teológica da teologia da prosperidade, assim como forma de culto, exorcismo e milagres, sua intenção de pensamento estratégico de marketing e estrutura em ações claras de administração. O terceiro capítulo, é uma busca de pensar além da teologia e ver seus efeitos na sociedade. Assim foi sendo construído de maneira clara e inequívoca que o neopentecostalismo é fruto do pentecostalismo e das igrejas históricas brasileiras e com a certeza de que sua agressividade não tem limites. Seu aparelhamento como terceiro setor demonstra de forma clara as intenções de seguimentos neopentecostais de obter o poder através da política. Outra característica fundamental e agressiva é o aparelhamento de rede de tevês e rádios como forma de expor sua linha teológica e seus ensinamentos. Naturalmente a sociedade vai sendo confrontada e modificada, assim percebe-se nas interpretações teatrais e em novelas os temas e jargões do movimento neopentecostal. Líderes do movimento neopentecostal deixam claro sua intenção e expõem com naturalidade a afirmativa de não serem evangélicos e nem fazer parte dos símbolos do movimento da reforma protestante, acreditando e fazendo que outros pensem que o movimento neopentecostal é a única revelação de poder advinda do Reino dos céus. Dessa forma, se tornam únicos intérpretes da mensagem para a sua igreja. Tal pensamento é por si uma ameaça à democracia brasileira, pois se torna cada dia mais natural perceber que prisioneiros em casas de detenção estão se tornando neopentecostais e ao voltarem para o convívio social, voltam também para o tráfico e tem no neopentecostalismo a roupagem teológica que justifica seus meios para obter o poder. Dessa forma são nítidos os riscos que as futuras gerações terão, pois o neopentecostalismo a cada dia avança e dissemina novas leituras desse movimento.
Description: 81 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/742
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