Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/733
Title: Análise do processo de implantação do programa de educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos-PROEJA numa perspectiva crítica
metadata.dc.creator: Izaias, Antonia Mozarina Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação Profissional;PROEJA;Mundo do Trabalho;Professional Education;Work World
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;474
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como referência a análise do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu Ceará, por meio do Decreto nº 5.840/06. Para facilitar a compreensão de aspectos relevantes acerca desse estudo, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA tem contribuído para a formação desse público, visando a inserção ao mundo do trabalho e continuidade de estudos? A análise dessa questão constituiu o objetivo geral desta investigação, cujos objetivos específicos se detiveram em: analisar o processo histórico da educação profissional no Brasil; avaliar a contribuição do Programa PROEJA para formação de jovens e adultos, visando a inserção ao mundo do trabalho; e caracterizar a situação do PROEJA do IFCE – Campus Iguatu. A pesquisa foi conduzida por intermédio de análise bibliográfica e documental que sustentaram esse estudo e se deu em três etapas específicas: a primeira foi feita uma discussão com uma breve trajetória histórica da educação profissional no Brasil até o PROEJA. A segunda foi feita uma análise do PROEJA – concepção e marco regulatório. A terceira, objetivando analisar as expectativas e possibilidades de inserção dos jovens e adultos ao mundo do trabalho e que contribuiu para uma melhor compreensão e reflexão acerca do objetivo principal do programa PROEJA que é oferecer uma formação de qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade.
Description: 87 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/733
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izaias_ama_tmp474.pdfTexto completo623.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.