Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/733
Title: | Análise do processo de implantação do programa de educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos-PROEJA numa perspectiva crítica |
metadata.dc.creator: | Izaias, Antonia Mozarina Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schreiber, Dusan |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação Profissional;PROEJA;Mundo do Trabalho;Professional Education;Work World |
Issue Date: | 9-Dec-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;474 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho teve como referência a análise do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu Ceará, por meio do Decreto nº 5.840/06. Para facilitar a compreensão de aspectos relevantes acerca desse estudo, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA tem contribuído para a formação desse público, visando a inserção ao mundo do trabalho e continuidade de estudos? A análise dessa questão constituiu o objetivo geral desta investigação, cujos objetivos específicos se detiveram em: analisar o processo histórico da educação profissional no Brasil; avaliar a contribuição do Programa PROEJA para formação de jovens e adultos, visando a inserção ao mundo do trabalho; e caracterizar a situação do PROEJA do IFCE – Campus Iguatu. A pesquisa foi conduzida por intermédio de análise bibliográfica e documental que sustentaram esse estudo e se deu em três etapas específicas: a primeira foi feita uma discussão com uma breve trajetória histórica da educação profissional no Brasil até o PROEJA. A segunda foi feita uma análise do PROEJA – concepção e marco regulatório. A terceira, objetivando analisar as expectativas e possibilidades de inserção dos jovens e adultos ao mundo do trabalho e que contribuiu para uma melhor compreensão e reflexão acerca do objetivo principal do programa PROEJA que é oferecer uma formação de qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade. |
Description: | 87 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/733 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
izaias_ama_tmp474.pdf | Texto completo | 623.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.