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Title: “Bens”, confiança e política: a eclosão do conflito moral e possibilidades do reencontro ético
metadata.dc.creator: Silva, Joel Guedes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Bem;Virtude;Ética;Política;Banalidade do mal;Moral;Confiança;Educação;Good;Virtue;Ethics;Politics;Banality of evil;Morality;Trust;Education
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;475
metadata.dc.description.resumo: Há uma urgência necessária em validar o pensar as virtudes como fator de transformação dos valores de um povo, seja no campo da formação do caráter pessoal, seja na caracterização das esferas institucionais - a partir do comportamento econômico - que são os principais objetos de reflexão deste trabalho. O presente estudo aborda o Bem como virtude a partir de pensadores da filosofia clássica e política, a partir dos quais se analisa a justiça como virtude e a justiça como equidade em Rawls, e a questão do princípio responsabilidade como elemento ético em Hans Jonas. Esse Bem pode ser corroído por uma maldade que eclode com o conflito moral e, para isso, analisa-se o caso Eichmann e o problema da banalidade do mal em Arendt, que conflui com o que chamamos de horizontalização do mal, ou seja, um mal perpassado por indivíduos que disseminam maus costumes, que afetam a esfera política e corrompem a sociedade. Como resposta a esse mal, são apresentados como solução dois pontos chaves: o primeiro é o aqui chamado de um “Reencontro ético”, no qual o indivíduo, devastado pelo mal moral, se reencontra com o “totalmente Outro” de Karl Barth e o Infinito de Lévinas; o segundo ponto é o “Reencontro da ética com a educação”, numa relação entre ética e Estado e as possibilidades da ética via educação em Nozick, Rawls e Bobbio. Propõem-se, inicialmente, como equilíbrio a uma sociedade moralmente aceita um reencontro do indivíduo com o Outro, na esfera metafísica; e num segundo momento, o refletir a ética através de um sistema incorporado à educação que, através de uma ação política objetiva, a sociedade poderá vislumbrar pessoas e instituições sadias capazes de proporcionar a si mesmas e à sociedade a confiança que, através de uma ética coletiva mínima, redundará em justiça, solidariedade, amizade e paz.
Description: 77 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/728
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