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dc.creatorSilva, Joel Guedes da-
dc.date.accessioned2017-03-28T20:14:24Z-
dc.date.available2017-03-28T20:14:24Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/728-
dc.description77 p.pt_BR
dc.description.abstractThere is a necessary urgency in validating virtues as a factor in the transformation of the values of a people, be that in the field of the formation of the personal character, be it in the characterization of the institutional spheres – based on the economic behavior – which are the main objects for reflection of this paper. This study deals with the Good as a virtue based on thinkers of the classical and political philosophy. Based on these one analyzes justice as a virtue and justice as equity in Rawls and the issue of the principle of responsibility as an ethical element in Hans Jonas. This Good can be corroded by an evil which breaks out with the moral conflict and, for this, we analyze the Eichmann case and the problem of the banality of evil in Arendt, which converges with what we call the horizontalization of evil, that is, an evil that passes through individuals who disseminate bad customs which affect the political sphere and corrupt society. As an answer to this evil, two key points are presented as a solution: the first is what is here called an “ethical Reencounter”, in which the individual, devastated by the moral evil reencounters the “totally other” of Karl Barth and the Infinite of Lévinas; the second point is the “Reencounter of ethics with education”, in a relation between ethics and the State and the possibilities of ethics via education in Nozick, Rawls and Bobbio. Initially one proposes as a balance to a morally accepted society a reencounter of the individual with the Other, in the metaphysical sphere; in a second moment, to reflect ethics through a system incorporated in education which, through an objective political action, society can visualize healthy people and institutions able to propitiate for themselves and for society trust, which, through a minimum collective ethics, will revert into justice, solidarity, friendship and peace.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;475-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.subjectBempt_BR
dc.subjectVirtudept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectBanalidade do malpt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGooden
dc.subjectVirtueen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectBanality of evilen
dc.subjectMoralityen
dc.subjectTrusten
dc.subjectEducationen
dc.title“Bens”, confiança e política: a eclosão do conflito moral e possibilidades do reencontro éticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sinner, Rudolf Eduard von-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628pt_BR
dc.description.resumoHá uma urgência necessária em validar o pensar as virtudes como fator de transformação dos valores de um povo, seja no campo da formação do caráter pessoal, seja na caracterização das esferas institucionais - a partir do comportamento econômico - que são os principais objetos de reflexão deste trabalho. O presente estudo aborda o Bem como virtude a partir de pensadores da filosofia clássica e política, a partir dos quais se analisa a justiça como virtude e a justiça como equidade em Rawls, e a questão do princípio responsabilidade como elemento ético em Hans Jonas. Esse Bem pode ser corroído por uma maldade que eclode com o conflito moral e, para isso, analisa-se o caso Eichmann e o problema da banalidade do mal em Arendt, que conflui com o que chamamos de horizontalização do mal, ou seja, um mal perpassado por indivíduos que disseminam maus costumes, que afetam a esfera política e corrompem a sociedade. Como resposta a esse mal, são apresentados como solução dois pontos chaves: o primeiro é o aqui chamado de um “Reencontro ético”, no qual o indivíduo, devastado pelo mal moral, se reencontra com o “totalmente Outro” de Karl Barth e o Infinito de Lévinas; o segundo ponto é o “Reencontro da ética com a educação”, numa relação entre ética e Estado e as possibilidades da ética via educação em Nozick, Rawls e Bobbio. Propõem-se, inicialmente, como equilíbrio a uma sociedade moralmente aceita um reencontro do indivíduo com o Outro, na esfera metafísica; e num segundo momento, o refletir a ética através de um sistema incorporado à educação que, através de uma ação política objetiva, a sociedade poderá vislumbrar pessoas e instituições sadias capazes de proporcionar a si mesmas e à sociedade a confiança que, através de uma ética coletiva mínima, redundará em justiça, solidariedade, amizade e paz.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5129465089195396pt_BR
dc.contributor.advisor1Schreiber, Dusan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088882022022801pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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