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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/725
Title: | Aproximações e distanciamentos da diversidade cultural na escola em contraste ao mito da Torre de Babel |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Raimundo Nonato Marques do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bobsin, Oneide |
Keywords: | Diversidade Cultural;Mito;Torre de Babel;Cultural Diversity;Myth;Babel Tower;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
Issue Date: | 22-Jul-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;466 |
metadata.dc.description.resumo: | Não é de hoje que o homem desconhece o verdadeiro sentido fundamental à existência de múltiplas culturas no meio em que convive. E isso faz com que ele mesmo não seja por vezes capaz de aceitar a diversidade cultural em que propriamente está inserido direta ou indiretamente. Para o âmbito escolar, trabalhar a diversidade cultural, bem como os valores de identidade e igualdade, religiosa ou não, são clamados pelo reconhecimento das diferenças culturais. Com base nesses pensamentos, este trabalho buscou descrever os aspectos do mito da Torre de Babel que contrastam e influem nas aproximações e distanciamentos da diversidade cultural existentes na escola. Pois, a interculturalidade religiosa, racial, sexual e outras mais presentes no ambiente escolar, abre espaço para a discussão sobre a importância do debate da diversidade cultural na escola. Levando a buscar através deste trabalho, a compreensão que pode ser obtida sobre o tema dentro deste ambiente de aprendizagem, permitindo traçar uma visão crítica acerca de como a diversidade cultural é interpretada na contemporaneidade, de acordo como é trabalhada neste espaço educacional. Tratou-se de uma pesquisa com meios descritivos, bibliográficos, para fins exploratórios, conforme a classificação estabelecida por Vergara (2005). Consistindo inicialmente do mapeamento bibliográfico referente aos principais autores que abordam a temática escolhida. Observando que existem alguns estigmas sobre a aceitação de pessoas com diferentes aspectos culturais presentes em um mesmo convívio social. Para os quais a escola consiste de um ambiente propício para desconstruir estes aspectos estigmáticos. Destaca-se também que a importância de se trabalhar com a diversidade cultural na escola é imprescindível para formação cidadã dos seres humanos. Levando em consideração o papel do professor e da escola nesse processo como ferramentas que garantam a totalidade do rompimento de preconceitos e desigualdade ainda frequentemente existentes. |
Description: | 72 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/725 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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