Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/723
Title: | (Re)construindo o (des)envolvimento: a perspectiva andina do bem viver e suas contribuições aos ethos sócio-comunitário-religioso no contexto latino-americano |
metadata.dc.creator: | Dillenburg, Scheila |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Desenvolvimento;Bem Viver;Religião;Direitos Humanos;Development;Well Living;Religion;Human Rights;TEOLOGIA E HISTÓRIA |
Issue Date: | 31-Aug-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TM;324 |
metadata.dc.description.resumo: | A modernidade nos ensinou uma racionalidade instrumental fundamentada na “ética do ter”, roubou nossa autonomia e transformou-nos em prisioneiros do modo de produção capitalista. Propôs paradigmas baseados na adoração da ciência e na crescente valorização da produtividade do capital. Em nome do desenvolvimento, coisificou a terra e extraiu dela tudo aquilo que pudesse ter valor no mercado das relações econômicas e sociais, ao mesmo tempo em que se apoderou dos saberes e dos direitos de autodeterminação dos povos. Como consequência, se estabeleceu uma sociedade de lucro e de consumo desenfreado e que agora vivencia uma crise de paradigmas que provoca, cada vez mais, um mal-estar generalizado. Por volta da década de 1980, enquadrada, classificada e (auto)entendida como subdesenvolvida, a América Latina despertou: percebeu-se que aceitar o modelo de desenvolvimento pregado pelo Primeiro Mundo significava aceitar uma determinação de vida inviável. Percebeu-se, ademais, que existiam outras perspectivas, inclusive oriundas e presentes na própria América Latina, que apontavam alternativas ao modelo de desenvolvimento vigente como uma possibilidade concreta. Surge então a ideia do Bem Viver. Como experiência latino-americana, o Bem Viver, proveniente da cosmovisão andina e fundamentado nos conceitos do Sumak Kawsay e do Suma Qamaña, incorpora e promove uma dimensão holística da vida. Representa a preocupação com o nosso futuro comum, servindo de princípio inspirador para nossas ações e relações, baseando-se na preservação e no respeito para com tudo o que existe e vive. O Bem Viver é uma ideia em construção, uma perspectiva que inspira a possibilidade de imaginarmos outros mundos. Não é um imperativo ou um paradigma global e nem uma proposta pronta e indiscutível. É uma utopia, um discurso crítico em construção constante que nasceu das propostas políticas indígenas e resulta de um processo histórico que já dura mais de quinhentos anos. É uma perspectiva essencialmente religiosa que apresenta grandes contribuições para a transformação social, apontando outros modos de relação entre os seres humanos, Deus, a natureza e o mundo. |
Description: | 127 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/723 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DILLENBURG_s_tm324.pdf | Texto completo | 814.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.