Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/72
Title: | Participação social e crescimento na fé de jovens: uma reflexão a partir do trabalho com adolescentes e jovens no serviço de pastoral escolar no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo - RS |
metadata.dc.creator: | Degrandis, Fernando |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Kilpp, Nelson |
Keywords: | Religiosidade;Participação;Juventude;Pastoral escolar;EDUCAÇÃO COMUNITARIA;Religiosity;Spirituality;Participation;Youth;School chaplaincy |
Issue Date: | 15-Jun-2009 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | DEGRANDIS, Fernando. Participação social e crescimento na fé de jovens: uma reflexão a partir do trabalho com adolescentes e jovens no serviço de pastoral escolar no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo - RS. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a relação entre religiosidade e participação social no trabalho com adolescentes e jovens na Pastoral Escolar. Para tal, foi realizado um estudo de caso no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Rio Pardo RS. Como a análise feita tem como pano de fundo a Pastoral Escolar de uma escola confessional católica, o conceito e as orientações sobre juventude e educação nos documentos eclesiais incluindo o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, mantenedoras do Colégio Auxiliadora de Rio Pardo compõem a primeira parte do trabalho. Influenciada por uma compreensão pastoral, com princípios na Teologia da Libertação e no cuidado com o povo marginalizado, grande parte dos documentos eclesiais da América Latina incluindo o das Irmãs do Imaculado Coração de Maria tem uma compreensão social de juventude e de educação, e uma espiritualidade concreta. Com o passar do tempo, esta compreensão libertadora começa a dar espaço para uma posição mais moderada, que fragmenta o ser humano, separando religiosidade e dimensão política. Contudo, a opção preferencial pelos jovens e pelos pobres na América Latina continuou sendo reafirmada pelas diferentes instâncias da Igreja Católica, o que niclui as escolas. O último capítulo e as considerações finais retratam uma pesquisa sobre estas opções da Igreja Católica em uma comunidade específica: o Colégio Auxiliadora de Rio Pardo. Foram entrevistados oito jovens estudantes e seus pais no intuito de investigar como o Serviço de Pastoral Escolar auxilia na relação entre religiosidade e participação social. Percebeu-se que a relação entre essas dimensões humanas, de fato, existem na vida dos educandos e que suas faces e relações são diversificadas. Constatou-se, entre outros elementos, a existência de uma fé vibrante, dinâmica, amiga e encantadora, que acompanha o cotidiano dos estudantes, e que a escola também é uma comunidade onde eles e elas conseguem amadurecer sua fé. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/72 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Degrandis_f_tmp66.pdf | 471.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.