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dc.creatorDegrandis, Fernando
dc.date.accessioned2016-07-25T15:54:37Z-
dc.date.available2009-09-22
dc.date.available2016-07-25T15:54:37Z-
dc.date.issued2009-06-15
dc.identifier.citationDEGRANDIS, Fernando. Participação social e crescimento na fé de jovens: uma reflexão a partir do trabalho com adolescentes e jovens no serviço de pastoral escolar no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo - RS. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/72-
dc.description.abstractThis paper aims studying the relation between religiosity and social participation on the work with adolescents and young people in school pastoral. For such a aim, it was make a case study at the college Nossa Senhora Auxiliadora, from Rio Pardo City, Rio Grande do Sul State. As the analysis done has, as its background, the school pastoral of a confessional Catholic school, the concept and the directions on youth and education present in the ecclesial documents including the Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, which support the college Auxiliadora de Rio Pardo constitute the first part of this dissertation. Influenced by a pastoral comprehension, with principles on the Theology of Liberation and on the care with the marginalized people, many Latin American ecclesial documents including the one from the Irmãs do Imaculado Coração de Maria has a social and educational youth comprehension, and a concrete spirituality. Over time, this liberating comprehension starts giving attention to a more moderate position, which fragments into parts the human being, separating religiosity and political dimension. However, the preferential option for the youth and the poor in Latin America continued being affirmed by various bodies of the Church, which includes schools. The last chapter of this paper and its final considerations portray research on this options by the Catholic Church in a specific community: the college Auxiliadora de Rio Pardo. Eight youth students and theirs parents were interviewed. The aim here was investigating how the school pastoral service helps in the relation between religiosity and social participation. It was realized that the relation between these human dimensions, de facto, exist in the students life and that their faces and relations are diversified. It was seen that, among others elements, the existence of a vibrating, dynamic, friendly and enchanting faith, that is part of the daily life of the students, and that school is also a community where they do develop their faith.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPastoral escolarpor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITARIApor
dc.subjectReligiosityeng
dc.subjectSpiritualityeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectSchool chaplaincyeng
dc.titleParticipação social e crescimento na fé de jovens: uma reflexão a partir do trabalho com adolescentes e jovens no serviço de pastoral escolar no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo - RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a relação entre religiosidade e participação social no trabalho com adolescentes e jovens na Pastoral Escolar. Para tal, foi realizado um estudo de caso no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Rio Pardo RS. Como a análise feita tem como pano de fundo a Pastoral Escolar de uma escola confessional católica, o conceito e as orientações sobre juventude e educação nos documentos eclesiais incluindo o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, mantenedoras do Colégio Auxiliadora de Rio Pardo compõem a primeira parte do trabalho. Influenciada por uma compreensão pastoral, com princípios na Teologia da Libertação e no cuidado com o povo marginalizado, grande parte dos documentos eclesiais da América Latina incluindo o das Irmãs do Imaculado Coração de Maria tem uma compreensão social de juventude e de educação, e uma espiritualidade concreta. Com o passar do tempo, esta compreensão libertadora começa a dar espaço para uma posição mais moderada, que fragmenta o ser humano, separando religiosidade e dimensão política. Contudo, a opção preferencial pelos jovens e pelos pobres na América Latina continuou sendo reafirmada pelas diferentes instâncias da Igreja Católica, o que niclui as escolas. O último capítulo e as considerações finais retratam uma pesquisa sobre estas opções da Igreja Católica em uma comunidade específica: o Colégio Auxiliadora de Rio Pardo. Foram entrevistados oito jovens estudantes e seus pais no intuito de investigar como o Serviço de Pastoral Escolar auxilia na relação entre religiosidade e participação social. Percebeu-se que a relação entre essas dimensões humanas, de fato, existem na vida dos educandos e que suas faces e relações são diversificadas. Constatou-se, entre outros elementos, a existência de uma fé vibrante, dinâmica, amiga e encantadora, que acompanha o cotidiano dos estudantes, e que a escola também é uma comunidade onde eles e elas conseguem amadurecer sua fé.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295866878529427por
dc.contributor.advisor1Kilpp, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162374005702253por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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