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Title: Teologia “boa para comer”: comensalidade, hábitos alimentares e sustentabilidade no horizonte da teologia da libertação contemporânea
metadata.dc.creator: Oliveira, Willian Kaizer de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Comensalidade;Hábitos Alimentares;Teologia da libertação;Comunhão;Comensality;Eating habits;Liberation theology;Communion;TEOLOGIA E HISTÓRIA
Issue Date: 10-Jun-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;155
metadata.dc.description.resumo: Comer é a atividade humana que mais intimamente liga natureza e cultura. Perpassa todos os aspectos da vida, constituindo significados palatáveis e constituindo-se de sistemas simbólicos que permeiam as relações humanas. A partir deste mote, o objetivo da presente reflexão delineia-se na elaboração de perspectiva teológica de libertação circunscrita a partir da alimentação como um campo de estudo contemporâneo da realidade, pressupondo que os gostos alimentares são construídos histórica, social e culturalmente; para assim desvelar-se a conquista e a libertação por meio do estômago, isto é, da cultura dos hábitos alimentares. Para tanto, a metodologia de cunho bibliográfico conceitual acerca-se, para tais objetivos, do método do círculo hermenêutico da Teologia da Libertação e propugna como mediação analítica certa socioantropologia da alimentação; de onde extrai-se análises metodológico-práticas e teológicas a respeito de pesquisas sobre hábitos alimentares. Tal empreitada teórico-reflexiva obtém como resultados dados empíricos sobre os hábitos alimentares e, sobretudo, análises socioantropológicas que nutrem ressignificações e releituras teológicas da mensagem evangélica, com especial acento na trajetória de Jesus, anelados como fruto da apropriação e tradução para a comunidade de fé contemporânea a comensalidade de Jesus. Constata-se que a tradição da comensalidade e da comunhão de mesa adquiriram nas sociedades contemporâneas contornos cada vez mais distantes dos laços de reciprocidade e dádiva, reformulando a convivialidade indispensável do comer (com) em favor da adequação do consumo alimentar aos ritmos do trabalho, da vida urbana e da satisfação hedonista do consumo; o que desagua numa artificialidade e massificação da alimentação e do gosto. Intenta-se, desta maneira, concluir que a comensalidade de Jesus fornece à comunidade de fé uma revigorante atualização da práxis voltada para a solidariedade e comunhão com os oprimidos, agora entendidos numa perspectiva mais plural pela Teologia Latino-americana. De modo consequente, um discipulado destronado de pretensões de implantação do Reino de Deus pela comunidade de fé, mas decididamente dedicada à uma diaconia encarnada na realidade humana por meio do serviço transformador da comunhão de mesa. Tudo isso aglutinado numa reflexão teológica materialista que se pode compreender como “boa pra comer”.
Description: 273 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/712
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