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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/712
Title: | Teologia “boa para comer”: comensalidade, hábitos alimentares e sustentabilidade no horizonte da teologia da libertação contemporânea |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Willian Kaizer de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Comensalidade;Hábitos Alimentares;Teologia da libertação;Comunhão;Comensality;Eating habits;Liberation theology;Communion;TEOLOGIA E HISTÓRIA |
Issue Date: | 10-Jun-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;155 |
metadata.dc.description.resumo: | Comer é a atividade humana que mais intimamente liga natureza e cultura. Perpassa todos os aspectos da vida, constituindo significados palatáveis e constituindo-se de sistemas simbólicos que permeiam as relações humanas. A partir deste mote, o objetivo da presente reflexão delineia-se na elaboração de perspectiva teológica de libertação circunscrita a partir da alimentação como um campo de estudo contemporâneo da realidade, pressupondo que os gostos alimentares são construídos histórica, social e culturalmente; para assim desvelar-se a conquista e a libertação por meio do estômago, isto é, da cultura dos hábitos alimentares. Para tanto, a metodologia de cunho bibliográfico conceitual acerca-se, para tais objetivos, do método do círculo hermenêutico da Teologia da Libertação e propugna como mediação analítica certa socioantropologia da alimentação; de onde extrai-se análises metodológico-práticas e teológicas a respeito de pesquisas sobre hábitos alimentares. Tal empreitada teórico-reflexiva obtém como resultados dados empíricos sobre os hábitos alimentares e, sobretudo, análises socioantropológicas que nutrem ressignificações e releituras teológicas da mensagem evangélica, com especial acento na trajetória de Jesus, anelados como fruto da apropriação e tradução para a comunidade de fé contemporânea a comensalidade de Jesus. Constata-se que a tradição da comensalidade e da comunhão de mesa adquiriram nas sociedades contemporâneas contornos cada vez mais distantes dos laços de reciprocidade e dádiva, reformulando a convivialidade indispensável do comer (com) em favor da adequação do consumo alimentar aos ritmos do trabalho, da vida urbana e da satisfação hedonista do consumo; o que desagua numa artificialidade e massificação da alimentação e do gosto. Intenta-se, desta maneira, concluir que a comensalidade de Jesus fornece à comunidade de fé uma revigorante atualização da práxis voltada para a solidariedade e comunhão com os oprimidos, agora entendidos numa perspectiva mais plural pela Teologia Latino-americana. De modo consequente, um discipulado destronado de pretensões de implantação do Reino de Deus pela comunidade de fé, mas decididamente dedicada à uma diaconia encarnada na realidade humana por meio do serviço transformador da comunhão de mesa. Tudo isso aglutinado numa reflexão teológica materialista que se pode compreender como “boa pra comer”. |
Description: | 273 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/712 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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