Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/690
Title: O psicólogo e a psicóloga escolar e as dificuldades de aprendizagem de discentes do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Sousa, Lorena Brito Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Dificuldade;Aprendizagem;Psicólogo;Psicóloga;Difficulty;Learning;Psychologist;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 19-Jul-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;462
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como tema "O psicólogo e a psicóloga escolar e as dificuldades de aprendizagem de discentes do Ensino Fundamental". O estudo das dificuldades de aprendizagem e suas implicações é complexo em decorrência de diversos fatores. Vários conceitos e termos são encontrados para designar a dificuldade de aprendizagem. A pesquisa em estudo apresenta alguns dos conceitos sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como, as suas implicações no processo de aprender. Como uma questão que abrange diversas áreas da aprendizagem e exige um trabalho multidisciplinar, a especificação do papel do psicólogo e da psicóloga escolar e a sua contribuição nos programas de diagnóstico e intervenção se fazem necessário, para que seu trabalho diante das dificuldades apresentadas na escolarização possa ser efetivo, garantindo, ao mesmo tempo, reflexão e mudança de postura diante do entendimento desse espaço de atuação. A especificação do trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar sobre as dificuldades de aprendizagem pode também proporcionar uma reflexão sobre a sua contribuição frente a esta problemática. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel do psicólogo e da psicóloga escolar frente à dificuldade de aprendizagem e, como objetivos específicos apresentar alguns dos conceitos sobre as dificuldades de aprendizagem; delimitar o papel do psicólogo e da psicóloga escolar frente às mesmas; especificar o trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar sobre as dificuldades de aprendizagem; proporcionar uma reflexão sobre a sua contribuição frente a esta problemática. A pergunta norteadora para a elaboração desta revisão integrativa foi: Como é o trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar frente às dificuldades de aprendizagem de discentes do ensino fundamental? Foi realizada uma revisão integrativa de literatura. Este tipo de pesquisa compreende fases distintas, a saber: escolha do tema; elaboração do plano de trabalho; identificação; localização; compilação; fichamento; análise e interpretação e redação. A metodologia utilizada para o estudo é pesquisa de revisão sistemática, utilizados capítulos de livros dos anos de 1982 até 2016, e artigos, monografias, publicados no período de 2005 a 2016, em idioma português. Empregou-se os seguintes descritores: em português (DeCS): Dificuldade. Aprendizagem. Psicólogo. Psicóloga.
Description: 81 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/690
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sousa_lbg_tmp462.pdfTexto completo504.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.