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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/689
Title: | Uma igreja que canta, toca e cresce: princípios para o ministério de música no pentecostalismo brasileiro a partir da identidade litúrgico-musical da Assembleia de Deus |
metadata.dc.creator: | Lopes, Alexssander da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Adam, Júlio Cézar |
Keywords: | Assembleia de Deus;Pentecostalismo brasileiro;Liturgia;Música eclesiástica;Ministério de música;Teologia da música;Sacralidade;Assembly of God;Brazilian Pentecostalism;Liturgy;Ecclesiastical music;Music ministry;Theology of music;Sacredness;ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA |
Issue Date: | 21-Jul-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;463 |
metadata.dc.description.resumo: | A Assembleia de Deus se destaca no cenário religioso brasileiro pela sua história, sua musicalidade e seu crescimento. Uma igreja centenária, considerada a matriz do pentecostalismo brasileiro. Uma comunidade musical, reconhecida como um celeiro de cantores(as) e musicistas. Uma denominação em expansão, constatada como a maior igreja evangélica do Brasil e a única de extensão nacional que ainda cresce. Como entender esta relação história-musicalidade-crescimento num período religioso marcado pela tendência de se libertar das tradições e pela revolução da música evangélica midiática? É possível uma igreja manter sua identidade litúrgico-musical e ainda permanecer crescendo? Movido por essa investigação, esta pesquisa inicia buscando entender o fenômeno Assembleia de Deus - uma analise de sua brasilidade, concepção de comunidade, tradições, transformações, fragmentações e liturgia, na tentativa de identificar algumas peculiaridades que possam definir uma identidade assembleiana em meio a sua pluralidade. A seguir, é exposta a musicalidade dessa igreja, iniciando com um retorno às suas origens musicais e litúrgicas - a história de uma igreja fundada numa prática musical revolucionária que se tradicionaliza, sacralizando seus modos, em defesa de uma suposta identidade, e que se pulveriza, alcançando hoje os extremos de uma liturgia petrificada e de um “culto show”. A partir dessa historicidade, a pesquisa amplia sua discussão, analisando a “música na igreja”, percebendo a falta de reflexão em meio a tanta atividade musical. A concepção de música como ministério e suas dimensões, a ausência de uma “teologia da música” e sua problematização, questões de sacralidade, com seus parâmetros e critérios, e o movimento gospel, com suas tendências e desafios, são temas analisados na sequência do trabalho. Em conclusão, as características principais da identidade litúrgico-musical da Assembleia de Deus são estabelecidas, e princípios para o Ministério de Música no pentecostalismo brasileiro são propostos. |
Description: | 119 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/689 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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