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Title: Concepções sobre ética, cidadania e direitos fundamentais na formação de jovens no curso técnico profissionalizante em agropecuária do IFAC/Cruzeiro do Sul
metadata.dc.creator: Mota, Pedro Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, André Sidnei
Keywords: Ética;Educação;Jovens;Instituto Federal;Curso Técnico;Ethics;Education;Youth;Federal Institute Technical Program;ÉTICA E GESTÃO
Issue Date: 1-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;403
metadata.dc.description.resumo: É possível pensar em uma educação moralmente ética? Pedagogicamente, como apresentar valores específicos da contemporaneidade sem uma perspectiva de mudanças? Quais os meios técnicos e instrumentais das instituições educacionais (escola, igreja, empresas) para averiguar as questões atuais que se referem à ética e suas respectivas reflexões críticas comportamentais? Perguntas como essas permeiam todo o trabalho e adentram no âmbito histórico-social, cultural e educacional. A dissertação inicia refletindo sobre a gênese da formação colonial brasileira, indicando teoricamente as principais implicações sociais na construção da consciência ética do povo brasileiro. Por mais que variem os enfoques filosóficos ou mesmo as condições históricas, algumas noções, ainda que bastante abstratas, permanecem firmes e consistentes na ética. Pois cada acontecimento histórico tem sua estação, e que não dever ser visto pelo calor circunstancial peculiar à época em que ele ocorre, mas também no sentido de que cada acontecimento valida o destino de uma cultura que está inseparável do processo existencial da espécie humana. A ética e a moral aplicadas à educação fundamentam-se pelo crivo da criticidade, particularizando cada ação individual. Os reflexos dessa ação individual devem iniciar na ação pedagógica da escola numa perspectiva de importunar os acomodados (moralistas) da atual sociedade. Contudo, o julgamento concreto de cada ação exige exatamente todos os pressupostos éticos. Eis o grande desafio. Diante da massificação, da indústria cultural, da ditadura dos meios de comunicação e até mesmo diante das ditaduras políticas, como educar jovens com autonomia de reflexão. Compreender como jovens, conscientemente, saibam escolher entre o bem e mal em suas tomadas de decisão. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre a Ética, Cidadania e Direitos Fundamentais na formação de jovens no curso técnico profissionalizante em agropecuária integrado ao ensino médio.
Description: 84 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/685
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