Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/684
Title: A inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior
metadata.dc.creator: Leal, Wagnólia de Mendonça Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Inclusão;Diversidade;IFCE;Cursos Técnico e Superior;Inclusion;Diversity;Technical Programs and Higher Learning Programs;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 27-Aug-2015
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;406
metadata.dc.description.resumo: O objeto de estudo deste trabalho destaca a inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico utilizado auxilia na análise das políticas voltadas para a inclusão escolar nas instituições de ensino superior, em especial da rede federal de educação profissional e tecnológica. Foram averiguadas as atuações em curso no IFCE, considerando-se as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, do Regulamento de Organização Didática, do Planejamento Estratégico, leis e de outros documentos com a finalidade de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no campus em estudo. Os resultados propiciaram um panorama sobre a realidade da instituição, configurando-se como um diagnóstico fundamental para a implantação e implementação de um processo inclusivo que vise uma educação de qualidade para todos. Conclui-se que a inclusão escolar no campus investigado vem ocorrendo, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças e ações consolidadas favorecem a proposta inclusiva e sua aceitação pela comunidade escolar. No entanto, para que ocorra a inclusão é necessária uma adesão de toda a comunidade acadêmica, a fim de que os propósitos educativos visem ações efetivas para o bom desempenho de todos os estudantes.
Description: 98 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/684
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leal_wmn_tmp406.pdfTexto completo504.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.