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Title: O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical
metadata.dc.creator: Santos, Renato Luis Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Música;Arranjos musicais;Cidadania;Inclusão;Educação musical;Music;Musical arrangements;Citizenship;Inclusion;Music Education;ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA
Issue Date: 30-Jun-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;458
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo a observação e a análise das relações que se estabelecem entre a produção de arranjos musicais segundo critérios acadêmicos e a sua aplicabilidade na educação musical de crianças e adolescentes, investigando, deste modo, não somente os elementos e os processos teórico/técnicos que estão presentes na elaboração de arranjos, mas também averiguando questões que evidenciem a presença do social na música. Assim, num primeiro momento, a pesquisa se ocupa com os arranjos e seu lugar na música. Arranjar tanto pode ser transferir uma composição de um meio para outro, como também pode ser a elaboração de uma nova linguagem, sem mudança de meio. Sendo assim, em ambientes de educação musical, pode também ser traduzido como “dar uma oportunidade”, possibilitando ao docente/arranjador ter um olhar mais sensível e direcionado para as diversas realidades educacionais. Num segundo momento, a pesquisa identifica que as nossas escolhas musicais revelam sobre a maneira como entendemos o mundo e como nos portamos em sociedade, sendo parte de uma experiência cognitiva individual e particular, mas também o reflexo de toda a influência social que recebemos. Ao final, identifica que, no campo da educação musical, ainda reconhecemos a existência de muitas deficiências no que se refere ao acesso aos processos cognitivos de compreensão, uso e manipulação das linguagens e das práticas musicais. Essas lacunas cognitivas se refletem, e podem ser percebidas, em todos os níveis educacionais, desde a alfabetização até o ensino superior.
Description: 75 p. il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678
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