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Title: O processo de formação da autoria em um curso de ciências exatas
metadata.dc.creator: Pinheiro, Zélia Maria de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Autoria;Leitura;Escrita;TCC;Authorship;Reading;Writing;TCC;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 4-Jan-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;422
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata-se de pesquisa realizada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de licenciatura em matemática, na modalidade a distância, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no intuito de investigar o processo de construção da identidade e de constituição da autoria por meio de um olhar aos trabalhos de conclusão do curso. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, serão trabalhados autores/as voltados/as às áreas de educação, língua portuguesa e educação a distância (EAD). Dentre esses/as: Freire, Bakhtin, Larrosa, Foucault, Kleiman, Val, Koch e Valente. A pesquisa encontra-se estruturada em três capítulos, sendo que os dois primeiros trarão uma abordagem teórica acerca da formação da autonomia do sujeito e construção de sua identidade, a partir das habilidades de ler e escrever, e a respeito do exercício da escrita. No terceiro capítulo, serão apresentados e discutidos os dados identificados na análise. Para levantamento das informações, foi empregada uma pesquisa documental qualitativa de natureza explicativa, sendo analisados documentos referentes ao curso e ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (CCTCC), tais como projeto político pedagógico do curso (PPC), plano de unidade didática do componente curricular (PUD), regulamentação do TCC, relatórios de matrículas e de resultados dos/as estudantes, além dos TCC produzidos no curso. Para verificação de alguns aspectos, examinou-se a totalidade de TCC disponível, para outros, foi utilizada uma amostra de 15% (quinze por cento) desse total, equivalente a 25 (vinte e cinco) trabalhos. Na análise dos dados, constatou-se, a partir dos relatórios disponibilizados, um percentual satisfatório de aprovações por parte dos/as discentes matriculados/as no CCTCC - acima de 90% (noventa por cento). No exame efetivado em todos os TCC, verificou-se que os objetos pesquisados são pertinentes à área de formação do curso. Demonstrando, no entanto, haver preferência por uma temática específica, havendo ainda registros de similaridade entre temas. Foi possível observar ainda uma baixa incidência de referenciação a obras publicadas por profissionais da instituição, assim como a inexistência de alusão aos demais TCC já produzidos no curso. A investigação empreendida a partir da amostra selecionada evidenciou a manifestação de posicionamento crítico e de aprofundamento das ideias por parte dos/as pesquisadores/as. Mostrando também um índice considerado baixo de citações por meio de apud. Entretanto, ficou evidenciada a prática de plágio em parte significativa dos trabalhos. Constatou-se, ao final, que os objetivos da pesquisa foram atingidos, sendo enfatizados alguns aspectos considerados relevantes: a constatação de que o TCC não está constituindo-se em fator importante na eventual retenção ou abandono no curso; a necessidade de viabilizar-se um sistema de acesso dos/as estudantes aos TCC elaborados no curso; a necessidade de investir-se em estratégias eficientes para desestimular a prática de plágio e a premência no emprego de meios eficazes para melhorar a divulgação da ciência produzida na instituição.
Description: 81 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/675
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