Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/664
Title: | A importância do programa Paulo Freire para a erradicação do analfabetismo em Pernambuco |
metadata.dc.creator: | Arruda, Vantuir Raimundo Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Estado;Currículo;Humanização;State;Curriculum;Humanization;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
Issue Date: | 13-Jan-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa busca compreender a importância do Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado para a erradicação do analfabetismo em Pernambuco. Busca analisar as propostas pedagógicas e sua aplicabilidade para um grupo educacional específico. A verdade é que os estudantes do Programa são compostos por adolescentes, adultos e idosos que não conseguiram completar o processo de alfabetização na época certa e que buscam resgatar o tempo perdido e, desta forma dominarem as técnicas de leitura e escrita. O Estado deve buscar formular e implantar políticas públicas que favoreçam a inclusão e a permanência. Nesse sentido analisamos a estrutura do Programa Paulo Freire, enquanto modelo de Programa de alfabetização. Em um primeiro momento, destacamos as leis que criaram e que normatizam o Programa e as funções que cada elemento exerce na estrutura. Destacamos que o modelo administrativo é fundamentado em uma rede social de cooperação, na qual os educadores sociais exercem suas funções de forma voluntária e que os poderes municipais, estaduais e o Federal também possuem papéis específicos na rede e na forma como colaboram. Em um segundo momento, analisamos a proposta pedagógica do Programa destacando o processo de letramento na construção da cidadania. O Projeto Pedagógico é voltado para a valorização da realidade social dos estudantes e de um processo de construção do conhecimento que contemple a leitura significativa do mundo. O aprender para o resgate da cidadania. No terceiro é último momento analisamos a relação entre os professores e os estudantes dentro do Programa. Ressaltamos que o trabalho do educador é voluntário e que compete ao mesmo buscar o aluno na sua comunidade estabelecendo um compromisso social que se fundamenta na ética. Por fim, buscamos compreender o Programa Paulo Freire como um modelo de política pública de resgate social. |
Description: | 84 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/664 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arruda_vrs_tmp428.pdf | Texto completo | 474.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.