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dc.creatorArruda, Vantuir Raimundo Silva de-
dc.date.accessioned2016-09-21T13:47:05Z-
dc.date.available2016-09-21T13:47:05Z-
dc.date.issued2016-01-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/664-
dc.description84 p.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to understand the importance of the Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado [Paulo Freire Program Pernambuco Schooled] in the erradication of illiteracy in Pernambuco. It seeks to analyze the pedagogical proposals and its applicability for a specific educational group. The truth is that the group is made up of adolescents, adults and elderly who have not completed the process of literacy training within the right time and are seeking to recover the lost time and, in this way, dominate the reading and writing techniques. The State should seek to formulate and implant public policies which favor inclusion and permanence. In this sense we analyzed the structure of the Paulo Freire Program as a model of Literacy Training Program. At the first moment we point out the laws which created and regularized the Program and functions which each element carries out in the structure. We highlight that the administrative model is founded on a social network of cooperation in which the social educators carry out their tasks as volunteers and the municipal, state and Federal powers also have specific roles in the network in the way they collaborate. In the second moment, we analyzed the pedagogical proposal of the Program highlighting the process of literacy training in the construction of citizenship. The Pedagogical Project is aimed at giving value to the social reality of the students and at a process of construction of knowledge which contemplates a meaningful reading of the world. Learning in order to recover citizenship. In the third moment we analyzed the relation between the teachers and the students within the Program. We reiterate that the work of the educator is done voluntarily and it is up to the teacher to seek out the students in the teacher’s community establishing a social commitment which is founded on ethics. Finally we seek to understand the Paulo Freire Program as a model of public policy for social recovery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectStateen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.titleA importância do programa Paulo Freire para a erradicação do analfabetismo em Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca compreender a importância do Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado para a erradicação do analfabetismo em Pernambuco. Busca analisar as propostas pedagógicas e sua aplicabilidade para um grupo educacional específico. A verdade é que os estudantes do Programa são compostos por adolescentes, adultos e idosos que não conseguiram completar o processo de alfabetização na época certa e que buscam resgatar o tempo perdido e, desta forma dominarem as técnicas de leitura e escrita. O Estado deve buscar formular e implantar políticas públicas que favoreçam a inclusão e a permanência. Nesse sentido analisamos a estrutura do Programa Paulo Freire, enquanto modelo de Programa de alfabetização. Em um primeiro momento, destacamos as leis que criaram e que normatizam o Programa e as funções que cada elemento exerce na estrutura. Destacamos que o modelo administrativo é fundamentado em uma rede social de cooperação, na qual os educadores sociais exercem suas funções de forma voluntária e que os poderes municipais, estaduais e o Federal também possuem papéis específicos na rede e na forma como colaboram. Em um segundo momento, analisamos a proposta pedagógica do Programa destacando o processo de letramento na construção da cidadania. O Projeto Pedagógico é voltado para a valorização da realidade social dos estudantes e de um processo de construção do conhecimento que contemple a leitura significativa do mundo. O aprender para o resgate da cidadania. No terceiro é último momento analisamos a relação entre os professores e os estudantes dentro do Programa. Ressaltamos que o trabalho do educador é voluntário e que compete ao mesmo buscar o aluno na sua comunidade estabelecendo um compromisso social que se fundamenta na ética. Por fim, buscamos compreender o Programa Paulo Freire como um modelo de política pública de resgate social.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859706018218467pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
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