Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/660
Title: | As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na prática docente: recursos didático-pedagógicos para a inclusão social |
metadata.dc.creator: | Pereira, Edilma Dias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);Ensino-Aprendizagem;Práticas Didático-Pedagógicas;Information and Communication Technologies (ICTs);Teaching-Learning;Didactic-Pedagogical Practices;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
Issue Date: | 31-May-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;453 |
metadata.dc.description.resumo: | O uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) se tornou algo comum e constante na vida diária de grande parte dos estudantes, e, por causa da melhoria da educação que vem ocorrendo no país, a necessidade de se utilizar essas novas TICs, nos processos de ensino-aprendizagem, tornou-se quase imperiosa. Nesse sentido, o uso perspicaz das novas TICs são um desafio e uma necessidade de interação com o mundo dos estudantes. Tais questões também se configuram a partir de exigências novas e de caráter ético, pois os novos ambientes requerem novas práticas didático-pedagógicas. O presente Trabalho Final de Mestrado Profissional visa fornecer reflexões e informações sobre atitudes tomadas pelas pessoas envolvidas com a tarefa educativa, no que tange o uso das novas TICs no processo de ensino-aprendizagem. As instituições de ensino precisam resgatar seu papel fundamental e assumir novos conceitos, visando de oferecer um trabalho informatizado, automatizado e atualizado com o mundo. O trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica a partir de leituras de textos dos autores voltados ao tema. Tradicionalmente, as tecnologias utilizadas eram mais limitadas, os estudantes não tinham acesso a informações em tempo real e/ou diversificadas e o professor também se limitava, quase sempre, aos materiais e às tecnologias tradicionais. A pesquisa busca refletir a respeito do uso das novas TICs e que contribuições para uma aula mais dinâmica e enriquecedora elas podem permitir. Conclui-se que, quando bem planejadas, e corretamente utilizadas, as aulas sob a instrumentação didático-pedagógica das novas TICs podem render aprendizados tanto técnicos e operacionais, enriquecendo as competências dos estudantes, quanto pedagógicos e conscienciosos, conduzindo a consciência dos estudantes para níveis de criticidade que um correto exercício da cidadania exige. Sendo assim, o professor deve saber utilizar as novas TICs e quais os objetivos que deseja realmente alcançar. Ao propor atividades nas quais fará uso das novas TICs, os alunos devem receber subsídios que possibilitem e/ou facilitem o seu aprendizado para a vida. |
Description: | 78 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/660 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pereira_ed_tmp453.pdf | Texto completo | 422.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.