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Title: O ensino técnico de nível médio na rede federal de educação no Ceará: as trajetórias, os desafios e as possibilidades da educação politécnica
metadata.dc.creator: Beserra, Paula Cristina Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Rede Federal de Educação;Ensino Técnico de Nível Médio;Educação Politécnica;Federal Network of Education;Secondary Level of Technical Education;Polytechnic Education;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 4-Jan-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;424
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho investiga-se o ensino técnico de nível médio na rede federal de educação no Ceará. De um percurso de 106 anos de história, o atual IFCE vivencia o seu segundo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – 2014 a 2018, que apresenta como missão institucional a formação integral do cidadão. Neste contexto, investigou-se os caminhos percorridos por esta rede frente aos desafios, avanços e possibilidades da oferta do ensino politécnico para os cursos técnicos de nível médio. O objetivo foi identificar os fatores que ao longo da história educacional republicana brasileira vieram a contrapor ou a contribuir para a oferta da educação profissional de nível médio fundada na politecnia. A hipótese inicial foi de que há um significativo desconhecimento da comunidade institucional acerca da concepção de formação integral, embora esta esteja expressa em documentos oficiais da instituição como no PDI, ainda não foi incorporada às práticas pedagógicas da instituição. Foi realizada uma revisão bibliográfica como também analisados os principais documentos do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que norteiam este tema. Constatou-se que se vive na história da educação profissional brasileira o momento mais favorável para a efetivação da educação politécnica nas escolas de ensino técnico de nível médio. Conjuntura com a qual o PDI do IFCE vem corroborar ao afirmar a pretensão de garantir a formação integral aos que nele ingressam. Entretanto, para que a instituição possa atingir os fins a que se propõe com plenitude encontra como repto a construção de seu projeto pedagógico.
Description: 90 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/649
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