Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/637
Title: Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial
metadata.dc.creator: Becker, Claudio Giovani
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Juventude;Igreja;Sociabilidade;Empoderamento;Práxis educativa;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Youth;Church;Sociability;Empowerment;Praxis education
Issue Date: 28-Dec-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: BECKER, Claudio Giovani. Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial. 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo pretende servir como instrumento de problematização dos espaços eclesiais de sociabilidade juvenil, visando à promoção do protagonismo, o qual resulta em empoderamento de pessoas jovens. Esta pesquisa valeu-se do processo dialógico freireano com base na práxis educativa desenvolvida no âmbito das juventudes da igreja. Também foi realizada revisão bibliográfica de autores que transitam nesta área, permitindo embasamento para este trabalho. Neste exercício foram elencadas leituras de sujeitos jovens envolvidos na esfera vivencial e formativa com a intenção de avaliar o seu espaço na igreja, identificando suas necessidades e o quanto estas são atendidas através das políticas de trabalho propostas. Fica evidente que os jovens estão sedentos por um espaço de responsabilidade e visibilidade, permitindo a integração ao todo da igreja, passando de espectadores a gestores de ações, o que resulta na criação de vínculos referenciais de confiança. Estas iniciativas sinalizam balizadores para uma possível ressignificação deste espaço tradicional de sociabilidade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/637
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
becker_cg_tmp29.pdf285.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.