Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBecker, Claudio Giovani
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:56Z-
dc.date.available2009-03-27
dc.date.available2016-06-17T20:33:56Z-
dc.date.issued2007-12-28
dc.identifier.citationBECKER, Claudio Giovani. Protagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesial. 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/637-
dc.description.abstractThis study is intended to serve as an instrument for questioning about the church spaces used for juvenile socialization, aiming at promoting their protagonism, which results in the empowerment of young people. This research made use of the Freire dialogical process based on the educational practice developed within the youth groups of the church. Bibliographical research was also carried out on authors who work in this area granting a theoretical foundation for this work. In this exercise readings have been listed of young protagonists involved in the life experience and formative spheres with the intention of evaluating their space in the church, identifying their needs and how much these needs are tended to through the proposed work policies. It becomes evident that the young people are thirsting for a space of responsibility and visibility, which permits an integration into the whole of the church, passing from spectators to administrators of actions which results in the creation of referential ties of trust. These initiatives signal foundations for a possible ressignification of this traditional space of socialization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectIgrejapor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectPráxis educativapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectChurcheng
dc.subjectSociabilityeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.subjectPraxis educationeng
dc.titleProtagonismo juvenil : problematizando espaços de sociabilidade juvenil no contexto eclesialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo pretende servir como instrumento de problematização dos espaços eclesiais de sociabilidade juvenil, visando à promoção do protagonismo, o qual resulta em empoderamento de pessoas jovens. Esta pesquisa valeu-se do processo dialógico freireano com base na práxis educativa desenvolvida no âmbito das juventudes da igreja. Também foi realizada revisão bibliográfica de autores que transitam nesta área, permitindo embasamento para este trabalho. Neste exercício foram elencadas leituras de sujeitos jovens envolvidos na esfera vivencial e formativa com a intenção de avaliar o seu espaço na igreja, identificando suas necessidades e o quanto estas são atendidas através das políticas de trabalho propostas. Fica evidente que os jovens estão sedentos por um espaço de responsabilidade e visibilidade, permitindo a integração ao todo da igreja, passando de espectadores a gestores de ações, o que resulta na criação de vínculos referenciais de confiança. Estas iniciativas sinalizam balizadores para uma possível ressignificação deste espaço tradicional de sociabilidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1940217875134440por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
becker_cg_tmp29.pdf285.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.