Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/633
Title: | Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical |
metadata.dc.creator: | Eberle, Soraya Heinrich |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ewald, Werner |
Keywords: | Formação teológico-musical;Grupo de Louvor e Adoração;Música e educação;Música sacra;Música e igreja;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Theological-musical education;Praise and Adoration Group;Music and education;Sacred music;Music and church |
Issue Date: | 15-Sep-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | EBERLE, Soraya Heinrich. Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | O Grupo de Louvor e Adoração como dispositivo e espaço educacional teológicomusical em comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A pesquisa inicia traçando um perfil histórico da introdução do modelo dos Grupos de Louvor e Adoração na IECLB. Para tanto, é delineado o contexto geral (musical, teológico, político e social) no Brasil entre os anos 1960-1980. É analisado o legado do reformador Martinho Lutero referente à música, e a formação da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), e um relato histórico do surgimento do Movimento Encontrão, berço destes grupos em contexto luterano. Em seguida, apresenta a análise do encontro-ensaio do Grupo de Louvor e Adoração à luz dos escritos de Martinho Lutero, Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, tendo em vista aquelas dinâmicas que englobam formação teológico-musical para os integrantes do grupo, e que possam vir a se refletir na vida comunitária ou sejam reflexos da mesma. Por fim, se propõe considerações para a dinâmica de um Grupo de Louvor e Adoração que possam se refletir na compreensão, no uso e na definição de papéis (por parte do grupo e da comunidade de adoração) da música no culto e na vida comunitária. Para tanto, descreve os principais tópicos da compreensão teológica presentes num Grupo de Louvor e Adoração e apresenta subsídios e considerações para uma intencionalidade teológica e formativa, referente ao uso e ao papel da música no contexto comunitário evangélico-luterano. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/633 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eberle_sh_tm189.pdf | 585.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.