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dc.creatorEberle, Soraya Heinrich
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:54Z-
dc.date.available2008-11-11
dc.date.available2016-06-17T20:33:54Z-
dc.date.issued2008-09-15
dc.identifier.citationEBERLE, Soraya Heinrich. Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/633-
dc.description.abstractThe Grupo de Louvor e Adoração (Praise and Adoration Group) as a musicaltheological educational space and instrument in congregations of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil). The research begins by outlining an historical profile of the introduction of the model of Praise and Adoration Groups within the IECLB. To do this, the general context (musical, theological, political and social) in Brazil between the years of 1960 and 1980 is delineated. The legacy of the reformer Martin Luther, as relates to music and to the formation of the IECLB is analyzed and an historical description is given of the emergence of the Encontrão Movement, which is the birthing place of these groups within the Lutheran context. Following this, an analysis is presented of the gathering-practice session of the Praise and Adoration Group in the light of Martin Luther's, Paulo Freire's and Lev S. Vygotsky's writings, looking at those dynamics which encompass theological-musical education for the members of the group and which could be reflected within the congregational life or be reflexes of this life. Finally, considerations are proposed for the dynamic of a Praise and Adoration Group which could reflect into the comprehension, use and role definition (on the part of the group and of the worshiping congregation) of music in the worship service and in congregational life. For this, the main topics of the theological comprehension present within a Praise and Adoration Group are described and resources and considerations are presented for an educational and theological intentionality with regard to the use and role of music within an Evangelical-Lutheran congregational context.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação teológico-musicalpor
dc.subjectGrupo de Louvor e Adoraçãopor
dc.subjectMúsica e educaçãopor
dc.subjectMúsica sacrapor
dc.subjectMúsica e igrejapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectTheological-musical educationeng
dc.subjectPraise and Adoration Groupeng
dc.subjectMusic and educationeng
dc.subjectSacred musiceng
dc.subjectMusic and churcheng
dc.title Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musicalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoO Grupo de Louvor e Adoração como dispositivo e espaço educacional teológicomusical em comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A pesquisa inicia traçando um perfil histórico da introdução do modelo dos Grupos de Louvor e Adoração na IECLB. Para tanto, é delineado o contexto geral (musical, teológico, político e social) no Brasil entre os anos 1960-1980. É analisado o legado do reformador Martinho Lutero referente à música, e a formação da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), e um relato histórico do surgimento do Movimento Encontrão, berço destes grupos em contexto luterano. Em seguida, apresenta a análise do encontro-ensaio do Grupo de Louvor e Adoração à luz dos escritos de Martinho Lutero, Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, tendo em vista aquelas dinâmicas que englobam formação teológico-musical para os integrantes do grupo, e que possam vir a se refletir na vida comunitária ou sejam reflexos da mesma. Por fim, se propõe considerações para a dinâmica de um Grupo de Louvor e Adoração que possam se refletir na compreensão, no uso e na definição de papéis (por parte do grupo e da comunidade de adoração) da música no culto e na vida comunitária. Para tanto, descreve os principais tópicos da compreensão teológica presentes num Grupo de Louvor e Adoração e apresenta subsídios e considerações para uma intencionalidade teológica e formativa, referente ao uso e ao papel da música no contexto comunitário evangélico-luterano.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898369522601349por
dc.contributor.advisor1Ewald, Werner
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272731055063337por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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