Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/630
Title: O contestado : movimento social e seu desdobramento na atual situação da região
Other Titles: The contestado : the social movement and its ramifications in the present situation in the region
metadata.dc.creator: Rosa, Geraldo Antônio da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraro, Alceu Ravanello
Keywords: Guerra do Contestado;Movimentos sociais;Currículo escolar;Santa Catarina;Sociologia educacional;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Contestado war;Social movements;School curriculum;Santa Catarina;Educational sociology
Issue Date: 16-Jul-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROSA, Geraldo Antônio da. The contestado : the social movement and its ramifications in the present situation in the region. 2007. 202 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe-se refletir sobre o Contestado: movimento social e seu desdobramento na atual situação educacional da região. Esta pesquisa integra a Área de Concentração: Religião e Educação, privilegiando as perspectivas teológica e educacional. O Contestado caracteriza-se como um movimento social de grande envergadura, sendo relegado historicamente a um segundo plano, como a maioria dos movimentos sociais. A tese focaliza o estudo das conseqüências advindas, para educação, dos acontecimentos conhecidos como Guerra do Contestado. A partir da atual situação da região foram buscados no passado elementos para análise das condições e dos mecanismos envolvidos no referido processo sócio-histórico. O primeiro capítulo analisa as categorias conceituais: movimento social, messianismo, concepção weberiana de carisma, camponês, educação libertadora e teologia da libertação. O segundo capítulo apresenta um panorama histórico do Contestado, seguindo o seguinte esquema de análise: a terra palco de inúmeros episódios; o homem do Contestado e estruturação social; e a Guerra do Contestado. O terceiro capítulo volta-se para a análise do sumiço da placa alusiva ao movimento do Contestado e o processo educacional instituído na região. O último capítulo apresenta a conceituação de currículo e a influência dos meios de produção no currículo escolar da educação básica. Foi analisado também o espaço da História Regional e do Contestado nos currículos escolares de educação básica, investigando alunos egressos do ensino médio e professores de história da rede pública do Estado de Santa Catarina.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/630
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosa_ga_td65.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.