Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/624
Title: A roda : método de aprendizagem que desafia o individualismo
metadata.dc.creator: Ghiggi, Lisete
metadata.dc.contributor.advisor1: Andreola, Balduino Antonio
Keywords: Fórum Social Mundial;Educação;Métodos experimentais;Aprendizagem;Educação humanística;Inovações educacionais;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;World Social Forum;Experimental methods in education;Learning;Humanistic education;Educational inovations
Issue Date: 7-Jan-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: GHIGGI, Lisete. A roda : método de aprendizagem que desafia o individualismo. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação versa sobre a importância da roda, denominação atribuída a um grupo de pessoas que pauta suas ações individuais e coletivas em busca de mudanças comportamentais e sociais. Ganham espaço para reflexão, dois gêneros de rodas: o Fórum Social Mundial, ao se converter em espaço de debate das inquietações que afligem a humanidade, com a perspectiva de apontar os caminhos para o seu bem estar social e as Rodas Pedagógicas quando voltadas à promoção de uma aprendizagem significativa, oriunda da interatividade de seus pares, em especial na análise e produção textual. Estes dois gêneros de rodas são estudados a partir da possibilidade de fortalecer os valores humanos e auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e cooperativa, menos individualista e competitiva. Nesta perspectiva, as rodas são encaradas como formas de contraposição ao individualismo, àquele que é sinônimo de egoísmo ou egocentrismo. Com relação ao Fórum Social Mundial são destacados os objetivos, bem como a sua importância no contexto global como a maior roda planetária que se estrutura sob o lema "um outro mundo é possível". Nas rodas dedicadas à aprendizagem, aqui denominadas pedagógicas, está descrito o método da roda, fruto de uma prática constante, direcionado à análise e produção textual compartilhada, e que revela a sua importância como forma de aprendizagem significativa. Também são apresentados os resultados obtidos a partir da aplicação do método em uma turma de alunos no ensino superior, partindo de critérios específicos. O método da roda foi submetido a uma avaliação pelos sujeitos que o experimentaram, através de questões que permitem constatar se a técnica aplicada auxilia no ensino e na aprendizagem e contribui para estreitar laços, bem como estruturar uma aprendizagem mais cooperativa e menos competitiva, capaz de provocar mudanças na sociedade em que vivemos. O Fórum Social Mundial e as rodas voltadas ao ensino e aprendizagem; tanto as pequenas quanto as grandes rodas aqui abordadas são consideradas pedagógicas porque ensinam e têm em comum, a cooperação e o desafio de vencer o individualismo que resulta de uma competitividade sem limites advinda da globalização neoliberal ou do triunfo do capitalismo. Quando assim estruturadas se constituem em núcleos fortalecedores das comunidades frente ao individualismo que se observa principalmente na sociedade ocidental, que nega qualquer forma de ética, pois esta pressupõe o outro. O que desponta neste início de século é uma vida comunitária fragilizada e enfraquecida, a qual dá margens à corrupção, à insegurança e ao descontrole social. As rodas aqui descritas se constituem em modelos para enfrentar a desestruturação social e fortalecer as comunidades e o seu conjunto, a sociedade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/624
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ghiggi_l_tm173.pdf699.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.