Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/621
Title: Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história
metadata.dc.creator: Feldens, Irving
metadata.dc.contributor.advisor1: Ewald, Werner
Keywords: Música e Educação;Música e Currículo Escolar;História do Instituto de Educação Ivoti;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Music and education;Music and school curriculum;History of the Instituto de Educação Ivoti
Issue Date: 19-Aug-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: FELDENS, Irving. Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma análise da Proposta de Educação Musical do Instituto de Educação Ivoti (IEI) ao longo de sua história apontando a relevância e a contribuição do ensino de música dentro de sua proposta pedagógica. No início do trabalho, são abordados de forma transversal conceitos que servem de balizadores teóricos para a pesquisa: currículo, formação integral, valor do ensino de música para o ser humano e educação musical no currículo escolar dentro de uma proposta de formação integral. A partir do segundo capítulo, é feita uma análise, através de registros históricos e atuais do IEI, do lugar e da importância dada à música, tanto como disciplina regular como enquanto atividade optativa nas diversas fases que a Escola atravessou ao longo de sua história nas cidades de Taquari, Santa Cruz, São Leopoldo e hoje em Ivoti. São descritas as disciplinas desenvolvidas na área de música, seus conteúdos e seus objetivos. São nominados os professores responsáveis por ministrar estas aulas, os resultados artísticos mostrados em apresentações, concertos e excursões artísticas realizados no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países. Ao apresentar a proposta de educação musical da Escola e sua evolução no contexto de sua história, são apontadas interfaces que ligam fatos concretos apontados nos relatos históricos com os conceitos abordados e aprofundados no início deste trabalho. Na conclusão, além de uma síntese da trajetória da educação musical integrada à proposta pedagógica do IEI ao longo de sua história, apresenta-se também o resultado decorrente do mapeamento documental materializado na organização e digitalização de documentação referente ao tema que abre, através deste trabalho, caminho para outras pesquisas a partir do material coletado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/621
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
feldens_i_tm187.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.