Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFeldens, Irving
dc.date.accessioned2016-07-25T16:02:10Z-
dc.date.available2008-10-06
dc.date.available2016-07-25T16:02:10Z-
dc.date.issued2008-08-19
dc.identifier.citationFELDENS, Irving. Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/621-
dc.description.abstractThis is an analysis of the proposal of Musical Education offered by the Ivoti Educational Institute (Instituto de Educação Ivoti IEI) throughout its history. It points out the relevance and contribution of the teaching of music in the framework of the school s educational rationale. It starts by discussing in a transversal manner concepts that function as theoretical guidelines for the research project: curriculum, holistic training, the value of musical education for human beings and musical education in the school curriculum in the framework of a holistic training. Beginning in the second chapter, it analyses, on the basis of the IEI s historical and present records, the place and importance ascribed to music, both as a regular course and as an optional activity, at the various stages of the school s history in the towns of Taquari, Santa Cruz, São Leopoldo and presently in Ivoti. The dissertation describes the disciplines taught in the area of music, their contents and goals. It names the teachers who were in charge of the classes, the artistic results that were shown in performances, concerts and artistic excursions carried out in the state of Rio Grande do Sul, in Brazil and in other countries. In the discussion of the school s rationale for the teaching of music and its evolution in the course of the school s history, it highlights interfaces that associate concrete facts pointed out in the historical records and the concepts introduced and developed in the beginning of the dissertation. The conclusion offers a summary of the course of musical education integrated with the IEI s pedagogical rationale throughout its history and the results from the documental mapping materialized in the organization and digitalization of documents on the topic. Thus it breaks ground for other research projects on the basis of the collected material.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica e Educaçãopor
dc.subjectMúsica e Currículo Escolarpor
dc.subjectHistória do Instituto de Educação Ivotipor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectMusic and educationeng
dc.subjectMusic and school curriculumeng
dc.subjectHistory of the Instituto de Educação Ivotieng
dc.titleMúsica na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Dreher, Martin Norberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3539434803899444por
dc.description.resumoTrata-se de uma análise da Proposta de Educação Musical do Instituto de Educação Ivoti (IEI) ao longo de sua história apontando a relevância e a contribuição do ensino de música dentro de sua proposta pedagógica. No início do trabalho, são abordados de forma transversal conceitos que servem de balizadores teóricos para a pesquisa: currículo, formação integral, valor do ensino de música para o ser humano e educação musical no currículo escolar dentro de uma proposta de formação integral. A partir do segundo capítulo, é feita uma análise, através de registros históricos e atuais do IEI, do lugar e da importância dada à música, tanto como disciplina regular como enquanto atividade optativa nas diversas fases que a Escola atravessou ao longo de sua história nas cidades de Taquari, Santa Cruz, São Leopoldo e hoje em Ivoti. São descritas as disciplinas desenvolvidas na área de música, seus conteúdos e seus objetivos. São nominados os professores responsáveis por ministrar estas aulas, os resultados artísticos mostrados em apresentações, concertos e excursões artísticas realizados no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países. Ao apresentar a proposta de educação musical da Escola e sua evolução no contexto de sua história, são apontadas interfaces que ligam fatos concretos apontados nos relatos históricos com os conceitos abordados e aprofundados no início deste trabalho. Na conclusão, além de uma síntese da trajetória da educação musical integrada à proposta pedagógica do IEI ao longo de sua história, apresenta-se também o resultado decorrente do mapeamento documental materializado na organização e digitalização de documentação referente ao tema que abre, através deste trabalho, caminho para outras pesquisas a partir do material coletado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Ewald, Werner
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272731055063337por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
feldens_i_tm187.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.