Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/62
Title: Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso
metadata.dc.creator: Coelho, Maria Efigênia Daltro
metadata.dc.contributor.advisor1: Neuenfeldt, Elaine Gleci
Keywords: Ensino Religioso;Diversidade Religiosa e Cultural;Intolerância Religiosa;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Religious Teaching;Religious and Cultural Diversity;Religious Intolerance
Issue Date: 2-Jun-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: COELHO, Maria Efigênia Daltro. Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste trabalho é entender até que ponto a influência da colonização brasileira interfere ou dificulta o entendimento do Ensino Religioso e o relacionamento educador(a) e educando(a) com essa realidade, já que vivemos numa capital, Salvador, com uma diversidade religiosa e cultural, de maioria afrodescendente. Convivemos com uma gama de preconceitos e intolerância religiosa que podem fazer com que as aulas de Ensino Religioso não sejam respeitadas como deveriam, bem como prejudicar a prática educativa, transformando as aulas em espaço de construção de mais preconceitos. Por esta razão, pontuamos a necessidade de uma integração entre a educação, a religião e a cultura para o discernimento entre educador(a) e educando(a), entendendo que cada um possui suas próprias experiências e convicções de vida religiosa e cultural, nas quais tolerância e ética sejam princípios básicos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/62
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Coelho_med_tm83.pdf321.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.