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dc.creatorCoelho, Maria Efigênia Daltro
dc.date.accessioned2016-07-25T15:47:23Z-
dc.date.available2009-07-28
dc.date.available2016-07-25T15:47:23Z-
dc.date.issued2009-06-02
dc.identifier.citationCOELHO, Maria Efigênia Daltro. Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/62-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to understand to what extent the influence of Brazilian colonization interferes or complicates the understanding of Religious Teaching and the relationship between educator and student in the reality we live: a capital, Salvador, with a religious and cultural diversity, with an afrodescending majority. We live with a series of prejudices and religious intolerance that can turn the classes of Religious Teaching not as respectful as they should be, as well as to harm the educational practice, turning classes in a construction site of more prejudices. For this reason, we look at the need of integration between education, religion and culture for the discernment between educator and student, understanding that each one has his/her own experiences and convictions of religious and cultural life, in which tolerance and ethics are basic principles.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectDiversidade Religiosa e Culturalpor
dc.subjectIntolerância Religiosapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectReligious Teachingeng
dc.subjectReligious and Cultural Diversityeng
dc.subjectReligious Intoleranceeng
dc.titleEducação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religiosopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é entender até que ponto a influência da colonização brasileira interfere ou dificulta o entendimento do Ensino Religioso e o relacionamento educador(a) e educando(a) com essa realidade, já que vivemos numa capital, Salvador, com uma diversidade religiosa e cultural, de maioria afrodescendente. Convivemos com uma gama de preconceitos e intolerância religiosa que podem fazer com que as aulas de Ensino Religioso não sejam respeitadas como deveriam, bem como prejudicar a prática educativa, transformando as aulas em espaço de construção de mais preconceitos. Por esta razão, pontuamos a necessidade de uma integração entre a educação, a religião e a cultura para o discernimento entre educador(a) e educando(a), entendendo que cada um possui suas próprias experiências e convicções de vida religiosa e cultural, nas quais tolerância e ética sejam princípios básicos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020627355049270por
dc.contributor.advisor1Neuenfeldt, Elaine Gleci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219390810707023por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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