Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/617
Title: A concepção da coordenação pedagógica na rede municipal de ensino : formação, o papel e saberes necessários
metadata.dc.creator: Konrath, Raquel Dilly
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Coordenação-pedagógica;Múltiplas-visões;Construção-coletiva;Saberes;Processo de transformação;Pedagogic co-ordination;Multiple-aspects, Collective-construction;Knowledge;Process of transformation;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 7-Jul-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: KONRATH, Raquel Dilly. A concepção da coordenação pedagógica na rede municipal de ensino : formação, o papel e saberes necessários. 2008. 221 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como tema central a concepção da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino: formação, o papel e os saberes necessários, baseada na pesquisa de campo com os secretários de educação e com as coordenadoras pedagógicas dos municípios de Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter e Presidente Lucena, Estado do Rio Grande do Sul. Para compreender e conceber o espaço da coordenação pedagógica na atualidade, a dissertação traz no primeiro capítulo a origem da supervisão escolar e o desenrolar histórico no contexto educacional e analisa os modelos de sua contratação nos municípios pesquisados. O segundo capítulo descreve e analisa o papel da coordenação pedagógica no atual contexto, sua função, seus novos desafios e exigências, fazendo-o através da análise de diferentes olhares teóricos e do depoimento dos secretários de educação e das próprias coordenadoras pedagógicas. No último capítulo, traz a contribuição de um olhar teológico sobre a coordenação pedagógica, assumindo uma postura e uma atitude amorosa e cuidadosa com o próximo, comprometida com o crescimento pessoal e profissional do coletivo da escola.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/617
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
konrath_rd_tm182.pdf7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.