Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/61
Title: | O papel do colegiado escolar no processo de democratização da gestão : um estudo de caso no Colégio Estadual José Malta Maia |
metadata.dc.creator: | Pessoa, Carlos Magno |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zwetsch, Roberto Ervino |
Keywords: | Democratização;Gestão;Colegiado Escolar;Educação;Democratization;Management;School Council;Education;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
Issue Date: | 30-Apr-2009 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | PESSOA, Carlos Magno. O papel do colegiado escolar no processo de democratização da gestão : um estudo de caso no Colégio Estadual José Malta Maia. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
metadata.dc.description.resumo: | O sistema educacional ao longo dos anos vem se modificando a partir de ações técnico-administrativas em busca de um alicerce concreto de desenvolvimento político e social. A democratização e a gestão participativa têm sido um referencial no processo de organização e reorganização do sistema de ensino, favorecendo a implantação de colegiados com o objetivo de permitir uma maior interlocução e incentivo à participação e envolvimento de todos aqueles que fazem parte do cotidiano da escola. Mediante as leis que regem o sistema educacional e tendo como referência alguns teóricos que pesquisam essa questão, o presente estudo pretendeu analisar o papel do Colegiado Escolar no Colégio Estadual José Malta Maia, localizado no município de Jiquiriçá/BA, buscando investigar as características da gestão na referida unidade, bem como seu processo de tomada de decisão, aplicação de recursos financeiros e a participação de segmentos da comunidade escolar nesta realidade. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/61 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pessoa_cm_tm85.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.