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dc.creatorPessoa, Carlos Magno
dc.date.accessioned2016-07-25T15:50:19Z-
dc.date.available2009-07-28
dc.date.available2016-07-25T15:50:19Z-
dc.date.issued2009-04-30
dc.identifier.citationPESSOA, Carlos Magno. O papel do colegiado escolar no processo de democratização da gestão : um estudo de caso no Colégio Estadual José Malta Maia. 2009. 59 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/61-
dc.description.abstractOver the years the educational system has been changing from technicaladministrative actions in search of a concrete foundation of social and political development. The democratization and participatory management has been a benchmark in the process of organization and reorganization of the educational system favoring the establishment of school councils in order to allow greater interaction and encourage the participation and involvement of all those who are part of the school daily life. By the laws governing the educational system and with reference to some theoretical research this question, this study sought to examine the role of the School Council in José Malta Maia State College, located in Jiquiriçá / BA, seeking to investigate the characteristics of management in the mentioned unit as well its decision-making process, application of financial resources and the participation of segments of the school community in this reality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectColegiado Escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchool Councileng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.titleO papel do colegiado escolar no processo de democratização da gestão : um estudo de caso no Colégio Estadual José Malta Maiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.description.resumoO sistema educacional ao longo dos anos vem se modificando a partir de ações técnico-administrativas em busca de um alicerce concreto de desenvolvimento político e social. A democratização e a gestão participativa têm sido um referencial no processo de organização e reorganização do sistema de ensino, favorecendo a implantação de colegiados com o objetivo de permitir uma maior interlocução e incentivo à participação e envolvimento de todos aqueles que fazem parte do cotidiano da escola. Mediante as leis que regem o sistema educacional e tendo como referência alguns teóricos que pesquisam essa questão, o presente estudo pretendeu analisar o papel do Colegiado Escolar no Colégio Estadual José Malta Maia, localizado no município de Jiquiriçá/BA, buscando investigar as características da gestão na referida unidade, bem como seu processo de tomada de decisão, aplicação de recursos financeiros e a participação de segmentos da comunidade escolar nesta realidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3053741531378246por
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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