Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/607
Title: | Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação |
metadata.dc.creator: | Wegner, Maraike |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Pedagogia Social;Valores;Direitos;Socialização;Mediação pedagógica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Social Pedagogy;Values;Human rights;Socialization;Pedagogical intervention |
Issue Date: | 13-Mar-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | WEGNER, Maraike. Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | A Pedagogia Social é a ciência que busca estudar as formas de incluir socialmente os desviantes e os desviados de locais legitimados de participação social. Para que a inclusão aconteça, essas crianças e jovens devem participar ativamente de processos de aprendizagem e socialização específicos que possibilitem melhoras na sua aprendizagem e socialização. A mediação pedagógica é uma intervenção na ação da aprendizagem e da socialização dos indivíduos, representando uma maneira de conduzir processos educativos e de significá-los através de relações. Essas crianças e jovens necessitam da mediação de novas valorações, para que possam participar coletivamente dos ambientes de ensino legitimados pela sociedade. Mediações de valores coletivos acontecem através de conteúdos atitudinais, práticos. A aprendizagem e o desenvolvimento se dão através da interação com os outros e com o mundo, com a sociedade onde vivem. A solução grupal de problemas desperta traços evolutivos internos que operam quando a criança interage com outros. A interação com os demais acontece fundamentada em valores que norteiam nossas condutas. Valores descrevem as qualidades que qualificam atos, pessoas, sentimentos, modos de conduta e/ou os ditames morais. A fé é constituída pelos valores que têm poder centralizador em nossas vidas; ela é relacional e busca a igualdade entre as pessoas. Para atingir o objetivo da igualdade, os valores coletivos serão os locais onde os educadores e as educadoras sociais colocarão seus corações . Valores coletivos buscam o bemestar do grupo de inserção e estimulam a atenção pelas condições favoráveis para que todos se desenvolvam. Embora todos tenham assegurados direitos mínimos para a inclusão social, muitos não desfrutam dessa situação. A Pedagogia Social é uma alternativa para a inserção social e a justiça educativa necessárias. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/607 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
wegner_m_tm178.pdf | 620.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.