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dc.creatorWegner, Maraike
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:42Z-
dc.date.available2008-05-02
dc.date.available2016-06-17T20:33:42Z-
dc.date.issued2008-03-13
dc.identifier.citationWEGNER, Maraike. Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/607-
dc.description.abstractSocial Pedagogy is a science that studies the ways of including both those who deviate and those who are deviated from social participation legitimate environments. In order that social inclusion takes place, these children and youths should play an active role in specific learning and socializing processes that enable improvements in their apprenticeship and socialization. Pedagogical intervention is a mediation in learning activity and a way of conducting and purposing educational processes through relationships. Those children and youths require a mediation of new values in order that they can collectively take part in teaching environments made legitimate by society. Those interventions intercede in single learning and socializing processes by means of the mediation of practical, attitudinal content. Apprenticeship takes place through one s interaction with others and the environment, with the society where one lives. Group problem solving stimulates internal evolutionary traits that act when a child interacts with others. The interaction among others is based on values that guide our behavior. Those values describe the valuations that qualify acts, people, feelings, behaviors and/or the moral valuations of our behavior. Faith is composed of the values that have centralizing power in our lives; it is relational and seeks equity among the people. In order that equity is met, common values shall be the location where social educators will lay their hearts . Common values stand for the welfare of the insertion group and direct one s attention towards favorable conditions so that everyone can evolve. While every person is assured basic rights to social inclusion, many are not able to benefit from that. Social Pedagogy is an alternative for achieving social inclusion and the required educational justice.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia Socialpor
dc.subjectValorespor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectSocial Pedagogyeng
dc.subjectValueseng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectPedagogical interventioneng
dc.titlePedagogia social e valores : o resgate do direito à educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266por
dc.description.resumoA Pedagogia Social é a ciência que busca estudar as formas de incluir socialmente os desviantes e os desviados de locais legitimados de participação social. Para que a inclusão aconteça, essas crianças e jovens devem participar ativamente de processos de aprendizagem e socialização específicos que possibilitem melhoras na sua aprendizagem e socialização. A mediação pedagógica é uma intervenção na ação da aprendizagem e da socialização dos indivíduos, representando uma maneira de conduzir processos educativos e de significá-los através de relações. Essas crianças e jovens necessitam da mediação de novas valorações, para que possam participar coletivamente dos ambientes de ensino legitimados pela sociedade. Mediações de valores coletivos acontecem através de conteúdos atitudinais, práticos. A aprendizagem e o desenvolvimento se dão através da interação com os outros e com o mundo, com a sociedade onde vivem. A solução grupal de problemas desperta traços evolutivos internos que operam quando a criança interage com outros. A interação com os demais acontece fundamentada em valores que norteiam nossas condutas. Valores descrevem as qualidades que qualificam atos, pessoas, sentimentos, modos de conduta e/ou os ditames morais. A fé é constituída pelos valores que têm poder centralizador em nossas vidas; ela é relacional e busca a igualdade entre as pessoas. Para atingir o objetivo da igualdade, os valores coletivos serão os locais onde os educadores e as educadoras sociais colocarão seus corações . Valores coletivos buscam o bemestar do grupo de inserção e estimulam a atenção pelas condições favoráveis para que todos se desenvolvam. Embora todos tenham assegurados direitos mínimos para a inclusão social, muitos não desfrutam dessa situação. A Pedagogia Social é uma alternativa para a inserção social e a justiça educativa necessárias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351689087661229por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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