Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/603
Title: Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica
metadata.dc.creator: Stürmer, Rosangela
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Religiosidade popular;Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso;Sagrado;Crença e conhecimento;Pedagogia da pergunta;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Popular religiosity;National Curricular Parameters of Religious Education;The sacred;The belief and knowledge;Pedagogy of the question
Issue Date: 28-Feb-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: STÜRMER, Rosangela. Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Estudo que objetiva analisar a relação entre religiosidade popular e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. A primeira parte aborda o surgimento da religiosidade popular procurando conceituá-la. Para isso foram realizadas no Grupo de pesquisa: Religiosidade Popular do Instituto de Teologia e Pastoral ITEPA observações de manifestações de religiosidade popular em diferentes locais e dessas observações foram realizados os diários de bordo. A pergunta sobre o que faz o ser humano buscar expressar de alguma forma sua religiosidade, assim como a busca de transcendência e o valor ao sagrado, finalizam esta primeira parte. A segunda parte procura compreender a religiosidade popular num sentido antropológico. Aborda a relação que o ser humano tem com o sagrado fortemente presente na religiosidade popular. Sendo que o sagrado é uma categoria presente em todas as religiões e é principalmente na religiosidade popular que as pessoas o expressam de forma bem criativa, com simplicidade, sem se preocuparem com os discursos teológicos das instituições. Neste sentido, traz-se duas experiências em sala de aula para mostrar que as manifestações de religiosidade popular estão presentes no cotidiano escolar. A partir das respostas encontradas nesta parte do trabalho surgem as questões referentes às crenças dos docentes e discentes e a relação com o conhecimento. Por isso é importante rever de que modo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso apresentam o tema da religiosidade popular. Através de uma experiência em sala de aula constata-se que há uma tensão entre crença e conhecimento. Para tentar contornar essa problemática propõe-se a pedagogia da pergunta, a qual vem demonstrar que o mais importante não são as respostas, mas os questionamentos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/603
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sturmer_r_tm175.pdf408.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.