Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStürmer, Rosangela
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:40Z-
dc.date.available2008-05-07
dc.date.available2016-06-17T20:33:40Z-
dc.date.issued2008-02-28
dc.identifier.citationSTÜRMER, Rosangela. Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/603-
dc.description.abstractStudy which aims to examine the relationship between popular religiosity and National Curricular Parameters of Religious Education in confrontation with the pedagogical practice. The first part deals with the emergence of popular religiosity. For that were held in Group research: Religiosities People's Institute of Theology and Pastoral - ITEPA observations of expressions of popular religiosity in different places and these comments were made the logs. The question about what makes human beings seek in any way express their religiosity and the search for transcendence and value to the sacred end this first part. The second part seeks to understand the popular religiosity in an anthropological sense. It addresses the relationship that the human being has with the sacred strongly present in popular religiosity. Since the sacred is a category present in all religions and is mainly in popular religiosity that people express so well the creative, with simplicity without caring about the speeches theological institutions. Therefore if brings two experiences in the classroom to show that the manifestations of popular religiosity are present in the daily school. From the answers found in this part of the work is that the questions arise concerning the beliefs of teachers and students in connection with the knowledge. So it is important to review how the National Curricular Parameters of Religious Education present the theme of popular religiosity. Through an experiment in the classroom noted that there is a tension between belief and knowledge. To try to circumvent this problem is proposed to pedagogy of the question, which comes to show that the most important are not the answers but the questions.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiosidade popularpor
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religiosopor
dc.subjectSagradopor
dc.subjectCrença e conhecimentopor
dc.subjectPedagogia da perguntapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPopular religiosityeng
dc.subjectNational Curricular Parameters of Religious Educationeng
dc.subjectThe sacredeng
dc.subjectThe belief and knowledgeeng
dc.subjectPedagogy of the questioneng
dc.titleReligiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
dc.contributor.referee2Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121360004451480por
dc.description.resumoEstudo que objetiva analisar a relação entre religiosidade popular e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. A primeira parte aborda o surgimento da religiosidade popular procurando conceituá-la. Para isso foram realizadas no Grupo de pesquisa: Religiosidade Popular do Instituto de Teologia e Pastoral ITEPA observações de manifestações de religiosidade popular em diferentes locais e dessas observações foram realizados os diários de bordo. A pergunta sobre o que faz o ser humano buscar expressar de alguma forma sua religiosidade, assim como a busca de transcendência e o valor ao sagrado, finalizam esta primeira parte. A segunda parte procura compreender a religiosidade popular num sentido antropológico. Aborda a relação que o ser humano tem com o sagrado fortemente presente na religiosidade popular. Sendo que o sagrado é uma categoria presente em todas as religiões e é principalmente na religiosidade popular que as pessoas o expressam de forma bem criativa, com simplicidade, sem se preocuparem com os discursos teológicos das instituições. Neste sentido, traz-se duas experiências em sala de aula para mostrar que as manifestações de religiosidade popular estão presentes no cotidiano escolar. A partir das respostas encontradas nesta parte do trabalho surgem as questões referentes às crenças dos docentes e discentes e a relação com o conhecimento. Por isso é importante rever de que modo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso apresentam o tema da religiosidade popular. Através de uma experiência em sala de aula constata-se que há uma tensão entre crença e conhecimento. Para tentar contornar essa problemática propõe-se a pedagogia da pergunta, a qual vem demonstrar que o mais importante não são as respostas, mas os questionamentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223752506044373por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sturmer_r_tm175.pdf408.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.