Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/600
Title: Educação integral: componentes curriculares no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Barbosa, Sylvya Suzane Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Educação integral;Tempo integral;Componentes curriculares;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Integrated education. Full time. Curricular components
Issue Date: 21-Oct-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: BARBOSA, Sylvya Suzane Ribeiro. Educação integral: componentes curriculares no ensino fundamental. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem a finalidade de analisar os componentes curriculares no ensino fundamental na condução à Educação Integral. Considerando a oferta de atividades diversificadas e identificando em que medida este currículo compreende as múltiplas dimensões que envolvem a formação humana. O objetivo é identificar como a escola desenvolve Educação Integral envolvendo diversos espaços, tempos e atores educativos, favorecendo a melhoria do ensino e aprendizagem. Para isso, é realizado um percurso pela história da Educação Integral no Brasil, resgatando as propostas para o ensino público, a partir das concepções do educador Anísio Teixeira, percorrendo ainda algumas experiências de escolas de tempo integral que foram implementadas no país a partir da década de 1950. Atualmente, o Brasil passa por um contexto de reformas educacionais, iniciadas com a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada na Tailândia, em 1990 que resultou na Declaração Mundial de Educação para Todos. Em seguida, surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), (Lei nº 9.394/96), no tocante ao Ensino Fundamental, prevê a implementação da educação em tempo integral, destacando a extensão do tempo, ou seja, escolas de tempo integral. Também na perspectiva da ampliação do tempo escolar, o Plano Nacional de Educação (PNE), (Lei nº 10.172/01), detalhou a oferta de Educação Integral através do estabelecimento de metas e sobretudo a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), (Decreto nº 6.094/07), que por sua vez instituiu o Programa Mais Educação (Portaria Normativa Interministerial nº 17/07). Trata-se, portanto, de uma estratégia do Governo Federal para promover a ampliação do tempo escolar e a organização curricular da Educação Integral. Para a realização deste estudo, a metodologia utilizada consta de dois instrumentos: levantamento bibliográfico, pesquisa de caráter documental e observação da rotina escolar. Por meio desses instrumentos foram analisados aspectos legais e normativos da legislação educacional, documentos oficiais da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) e do Ministério da Educação (MEC). O estudo bibliográfico e a análise dos documentos oficiais permitiram concluir que a história da Educação Integral no Brasil sempre foi marcada por um caráter de descontinuidade, em razão da falta de políticas públicas efetivas e também que o discurso oficial dá ênfase a inclusão de diferentes atores educacionais bem como a intenção da ampliação dos espaços e tempo escolar. O que se constitui em possibilidades para novas aprendizagens e para o exercício da cidadania em uma sociedade marcada pela desigualdade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/600
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
barbosa_ssr_tmp409.pdf539.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.