Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/60
Title: O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula
metadata.dc.creator: Fortes, Gianice Stabile
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Ensino Religioso;Relações educativas;Inter-religioso;Formação docente;Transformação;Religion education;Educational relations;Inter-religious;Teachers background;Transformation;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 12-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: FORTES, Gianice Stabile. O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: O tema abordado nesta dissertação refere-se às relações de confiança, troca e afetividade estabelecidas no espaço educativo da sala de aula entre o(a) professor(a) de Ensino Religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, de uma instituição confessional metodista, em Porto Alegre, e todos os aspectos a ele relacionados para que tenhamos um trabalho de qualidade, bem como para um crescimento consciente e reflexivo de todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo. Sendo assim, para que estes aspectos sejam abordados, a dissertação de Mestrado está distribuída em três capítulos, sendo o primeiro capítulo voltado para o Ensino Religioso enquanto fenômeno religioso e toda a documentação pertinente ao seu trabalho, o segundo capítulo voltado para as questões referentes à criança e ao(à) adolescente que se encontram na faixa etária de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, relacionando os aspectos biopsicossociais, cognitivos e religiosos, e o terceiro capítulo sobre a formação docente e a apresentação dos resultados da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, onde foram realizadas três observações com uma turma de 4ª série do turno da manhã, três observações com uma 4ª série do turno da tarde, três observações com uma 5ª série do turno da manhã e três observações com uma 5ª série do turno da tarde. Cabe destacar que as professoras trabalham em turnos distintos. Após as observações foram elaborados dois questionários, um destinado às professoras, com questões semi-dirigidas, que tiveram a oportunidade de discuti-lo com a pesquisadora, e outro destinado aos(às) alunos(as), com questões objetivas. Os(As) alunos(as) responderam ao questionário, após autorização dos(as) responsáveis através de um Termo de Consentimento. Os resultados da pesquisa foram analisados pela pesquisadora e representados através de gráficos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/60
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fortes_gs_tm190.pdf497.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.