Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/60
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFortes, Gianice Stabile
dc.date.accessioned2016-07-25T15:50:34Z-
dc.date.available2009-07-15
dc.date.available2016-07-25T15:50:34Z-
dc.date.issued2008-12-12
dc.identifier.citationFORTES, Gianice Stabile. O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/60-
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing the exchange of loyalty, affection and confidence between the Religion Education teacher and 4th and 5th graders (Elementary School) in the classroom of a Methodist school in Porto Alegre as all the aspects related to such interaction, having as a goal conscious and reflective growth of all those taking part in the process. Thus, in order to cover these aspects, this paper is organized in three chapters. The first one is about the teaching of Religion as a religious phenomenon and all the documents which refer to it. The second chapter draws on issues related to children and adolescents who are in the 4th and 5th grades connecting biopsychosocial, cognitive and religious aspects. The third chapter studies teacher s educational background and presents the results of the research. The methodology applied is the participative research. Three observations were made in a 4th grade morning group and three in an afternoon group, three observations were made in a 5th grade morning group and another three in an afternoon group. It is important to mention that the teachers work in different shifts. After the observations period, two questionnaires with semi-open questions were prepared and addressed to the teachers who were able to discuss the questions with the researcher. Another questionnaire with objective questions was prepared and addressed to the students who could only answer it under parents consent. Results were analyzed by the researcher and represented through the use of graphics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectRelações educativaspor
dc.subjectInter-religiosopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectReligion educationeng
dc.subjectEducational relationseng
dc.subjectInter-religiouseng
dc.subjectTeachers backgroundeng
dc.subjectTransformationeng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleO(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Brustolin, Leomar Antônio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688657694876591por
dc.description.resumoO tema abordado nesta dissertação refere-se às relações de confiança, troca e afetividade estabelecidas no espaço educativo da sala de aula entre o(a) professor(a) de Ensino Religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, de uma instituição confessional metodista, em Porto Alegre, e todos os aspectos a ele relacionados para que tenhamos um trabalho de qualidade, bem como para um crescimento consciente e reflexivo de todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo. Sendo assim, para que estes aspectos sejam abordados, a dissertação de Mestrado está distribuída em três capítulos, sendo o primeiro capítulo voltado para o Ensino Religioso enquanto fenômeno religioso e toda a documentação pertinente ao seu trabalho, o segundo capítulo voltado para as questões referentes à criança e ao(à) adolescente que se encontram na faixa etária de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, relacionando os aspectos biopsicossociais, cognitivos e religiosos, e o terceiro capítulo sobre a formação docente e a apresentação dos resultados da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, onde foram realizadas três observações com uma turma de 4ª série do turno da manhã, três observações com uma 4ª série do turno da tarde, três observações com uma 5ª série do turno da manhã e três observações com uma 5ª série do turno da tarde. Cabe destacar que as professoras trabalham em turnos distintos. Após as observações foram elaborados dois questionários, um destinado às professoras, com questões semi-dirigidas, que tiveram a oportunidade de discuti-lo com a pesquisadora, e outro destinado aos(às) alunos(as), com questões objetivas. Os(As) alunos(as) responderam ao questionário, após autorização dos(as) responsáveis através de um Termo de Consentimento. Os resultados da pesquisa foram analisados pela pesquisadora e representados através de gráficos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637665050975033por
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fortes_gs_tm190.pdf497.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.