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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/598
Title: | Criança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica
na perspectiva de crianças Criança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças |
Other Titles: | A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children |
metadata.dc.creator: | Lamb, Regene |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Neuenfeldt, Elaine Gleci |
Keywords: | Crianças;Ensino bíblico;Obras da igreja junto às crianças;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Children;Biblical teachings;Church work with children |
Issue Date: | 18-Feb-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LAMB, Regene. A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | Criança é presente. Pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças. A primeira parte desta dissertação traz diversos referenciais teóricos das ciências sociais com ênfase especial na antropologia da criança, nas discussões de gênero e nas discussões sobre o protagonismo das crianças. Mostra o quanto as concepções universalizantes de infância estão longe da realidade concreta da vida das crianças, pois esta sempre vem marcada pelo contexto e pela época na qual está inserida. A segunda parte apresenta o texto bíblico de João 6,1-15, onde uma criança é a portadora dos pães e dos peixes partilhados. São destacados alguns aspectos sobre lugar, tempo, interrelacionalidade entre adultos e crianças e são traçados paralelos com os evangelhos sinóticos. O texto é localizado em seu contexto literário e são mostradas especificidades teológicas do Evangelho de João. O terceiro e último capítulo aborda a hermenêutica simbólica, pergunta pela realidade das crianças na época de Jesus e mostra o comprometimento das primeiras comunidades cristãs com as crianças. Por fim, aponta alguns pressupostos que poderão orientar tanto a leitura bíblica como a práxis pastoral comprometidas com as crianças: não é possível falar de uma geração sem considerar a outra; crianças são seres completos e respondem aos estímulos que recebem de quem se relaciona com elas desde o início de sua vida; é possível desenvolver uma teologia com as crianças se, como adultos, nos dispormos a aprender com elas e, principalmente, buscarmos espaços e tempos de convivência. Estes devem possibilitar as brincadeiras, os jogos, a troca de afetos, a valorização do simbólico e das metáforas; crianças e adultos estão sempre interrealcionados. Só descobrimos o protagonismo das crianças no movimento cristão em suas origens se perguntarmos explicitamente por ele e se estivermos de fato comprometidos com projetos que valorizem as crianças pelo que elas são no presente. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/598 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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