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dc.creatorLamb, Regene
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:38Z-
dc.date.available2008-05-07
dc.date.available2016-06-17T20:33:38Z-
dc.date.issued2008-02-18
dc.identifier.citationLAMB, Regene. A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/598-
dc.description.abstractA child is a present : Clues for a biblical hermeneutic on the perspective of children. The first part of this dissertation brings some theoretical references from the social sciences with special emphasis on child anthropology, on gender matters and on the matters of children agency. It shows how far universal concepts of childhood are from the concrete life of children, since they always come with the marks of time on which they are insert. The second part shows the biblical text of John 6,1-15, where a child is the one who brings bread and fish to be shared. Highlighted are some aspects related to place, time interconnections among adults and children and parallels are drawn with the sinoptical gospels. The text is brought in his literary context and some specific theological issues of John s Gospel are showed. The third and last chapter approaches the symbolic hermeneutics, asking about the reality of children on Jesus time and shows the commitment of the early Christian Communities with the children. Finally, it indicates some assumptions that will orient the reading of the Bible as well as the pastoral work with children: it isn't possible to speak about one generation without considering another; children are completed beings and they answer to the stimulus they receive from those who are related to them since the beginning of their lives; it is possible to develop a theology with children if we, as adults, are willing to learn with them and, above all, if we seek for places and time for acquaintanceship. This will allow the entertainment, friendship , the valorization of the symbolic and of the metaphors ; children and adults are all the time interconnected. We will only discover the agency of children in the origins of Christian movement if we ask for it explicitly and if we really commit ourselves with projects that valorize the children for what they are in the present.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEnsino bíblicopor
dc.subjectObras da igreja junto às criançaspor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectBiblical teachingseng
dc.subjectChurch work with childreneng
dc.titleCriança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de criançaspor
dc.titleCriança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de criançaspor
dc.title.alternativeA child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of childreneng
dc.title.alternativeA child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCriança é presente. Pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças. A primeira parte desta dissertação traz diversos referenciais teóricos das ciências sociais com ênfase especial na antropologia da criança, nas discussões de gênero e nas discussões sobre o protagonismo das crianças. Mostra o quanto as concepções universalizantes de infância estão longe da realidade concreta da vida das crianças, pois esta sempre vem marcada pelo contexto e pela época na qual está inserida. A segunda parte apresenta o texto bíblico de João 6,1-15, onde uma criança é a portadora dos pães e dos peixes partilhados. São destacados alguns aspectos sobre lugar, tempo, interrelacionalidade entre adultos e crianças e são traçados paralelos com os evangelhos sinóticos. O texto é localizado em seu contexto literário e são mostradas especificidades teológicas do Evangelho de João. O terceiro e último capítulo aborda a hermenêutica simbólica, pergunta pela realidade das crianças na época de Jesus e mostra o comprometimento das primeiras comunidades cristãs com as crianças. Por fim, aponta alguns pressupostos que poderão orientar tanto a leitura bíblica como a práxis pastoral comprometidas com as crianças: não é possível falar de uma geração sem considerar a outra; crianças são seres completos e respondem aos estímulos que recebem de quem se relaciona com elas desde o início de sua vida; é possível desenvolver uma teologia com as crianças se, como adultos, nos dispormos a aprender com elas e, principalmente, buscarmos espaços e tempos de convivência. Estes devem possibilitar as brincadeiras, os jogos, a troca de afetos, a valorização do simbólico e das metáforas; crianças e adultos estão sempre interrealcionados. Só descobrimos o protagonismo das crianças no movimento cristão em suas origens se perguntarmos explicitamente por ele e se estivermos de fato comprometidos com projetos que valorizem as crianças pelo que elas são no presente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586374603044349por
dc.contributor.advisor1Neuenfeldt, Elaine Gleci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219390810707023por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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