Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/598
Title: Criança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças
Criança é presente : pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças
Other Titles: A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children
A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children
metadata.dc.creator: Lamb, Regene
metadata.dc.contributor.advisor1: Neuenfeldt, Elaine Gleci
Keywords: Crianças;Ensino bíblico;Obras da igreja junto às crianças;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Children;Biblical teachings;Church work with children
Issue Date: 18-Feb-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: LAMB, Regene. A child is a present : clues for a Biblical hermeneutic from the perspective of children. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Criança é presente. Pistas para uma hermenêutica bíblica na perspectiva de crianças. A primeira parte desta dissertação traz diversos referenciais teóricos das ciências sociais com ênfase especial na antropologia da criança, nas discussões de gênero e nas discussões sobre o protagonismo das crianças. Mostra o quanto as concepções universalizantes de infância estão longe da realidade concreta da vida das crianças, pois esta sempre vem marcada pelo contexto e pela época na qual está inserida. A segunda parte apresenta o texto bíblico de João 6,1-15, onde uma criança é a portadora dos pães e dos peixes partilhados. São destacados alguns aspectos sobre lugar, tempo, interrelacionalidade entre adultos e crianças e são traçados paralelos com os evangelhos sinóticos. O texto é localizado em seu contexto literário e são mostradas especificidades teológicas do Evangelho de João. O terceiro e último capítulo aborda a hermenêutica simbólica, pergunta pela realidade das crianças na época de Jesus e mostra o comprometimento das primeiras comunidades cristãs com as crianças. Por fim, aponta alguns pressupostos que poderão orientar tanto a leitura bíblica como a práxis pastoral comprometidas com as crianças: não é possível falar de uma geração sem considerar a outra; crianças são seres completos e respondem aos estímulos que recebem de quem se relaciona com elas desde o início de sua vida; é possível desenvolver uma teologia com as crianças se, como adultos, nos dispormos a aprender com elas e, principalmente, buscarmos espaços e tempos de convivência. Estes devem possibilitar as brincadeiras, os jogos, a troca de afetos, a valorização do simbólico e das metáforas; crianças e adultos estão sempre interrealcionados. Só descobrimos o protagonismo das crianças no movimento cristão em suas origens se perguntarmos explicitamente por ele e se estivermos de fato comprometidos com projetos que valorizem as crianças pelo que elas são no presente.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/598
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lamb_r_tmp45.pdf557.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.