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Title: Professoras encarceradas: a educação na prisão de jovens e adultos na perspectiva das professoras que vivenciam o perigo em um ambiente de subjugação e resistência no exercício da docência no presídio de Valença/BA
metadata.dc.creator: Vieira, Marcia Cristina Rocha de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Docência;Educação de jovens e adultos;Sistema penitenciário;Tensões;Vulnerabilidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Teaching;Youth and Adult Education;Penitenciary System;Tensions;Vulnerability
Issue Date: 15-Oct-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: VIEIRA, Marcia Cristina Rocha de Sousa. Professoras encarceradas: a educação na prisão de jovens e adultos na perspectiva das professoras que vivenciam o perigo em um ambiente de subjugação e resistência no exercício da docência no presídio de Valença/BA. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de mestrado busca responder as questões: como as professoras que atuaram no Conjunto Penal de Valença (CPV) desenvolveram práticas pedagógicas de forma autônoma em um ambiente de subjugação e resistência, utilizando uma metodologia voltada para a sensibilização de valores, num espaço onde predomina o medo e a vulnerabilidade? Quais são os entraves encontrados por elas no exercício da docência no cárcere? Nesse sentido, a pesquisa desta temática surgiu desde a época em que atuei como coordenadora de um Programa Federal de Alfabetização de Jovens e Adultos, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, que mantinha duas turmas no CPV. Naquela época, o que me chamou a atenção foi a determinação das docentes em enfrentar as adversidades e os entraves que aquela educação estava inserida. Através das narrativas que foram registradas em pesquisa anterior, foi possível identificar, nos registros de suas vozes, as experiências e os saberes que são significativos para a sua atuação na docência na EJA em presídios, bem como identificar os entraves enfrentados por essa educação. A pesquisa foi realizada por meio do registro de relatos orais de cinco professoras que atuam/atuaram na modalidade EJA no CPV, por meio dos quais os dados foram obtidos e analisados. Os autores envolvidos como referencial teórico são Miguel Arroyo, Paulo Freire, Michael Foucault, Moacir Gadotti, Sérgio Haddad Elionaldo Fernandes Julião, Leôncio José Gomes Soares e Márcia Vieira.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/596
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