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dc.creatorVieira, Marcia Cristina Rocha de Sousa
dc.date.accessioned2016-07-25T15:36:34Z-
dc.date.available2016-03-03
dc.date.available2016-07-25T15:36:34Z-
dc.date.issued2015-10-15
dc.identifier.citationVIEIRA, Marcia Cristina Rocha de Sousa. Professoras encarceradas: a educação na prisão de jovens e adultos na perspectiva das professoras que vivenciam o perigo em um ambiente de subjugação e resistência no exercício da docência no presídio de Valença/BA. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/596-
dc.description.abstractThis Master s research seeks to answer the questions: how did the women teachers who worked in the Conjunto Penal de Valença (CPV) [Valença Prison] develop pedagogic practices in an autonomous way in an environment of subjugation and resistance, using a methodology directed toward the sensitization of values in a space where fear and vulnerability predominate? What were the impediments that they encountered in the teaching exercise in the prison? In this sense, the research of this theme emerged from the time in which I worked as the coordinator of the Federal Program of Literacy Training for Youth and Adults in partnership with the State Government of Bahia, which maintained two groups in the CPV. At that time what caught my attention was the determination of the teachers in confronting the adversities and the impediments in which that education was inserted. Through the narratives which were registered in a prior research, it was possible to identify, in the registers of their voices, the experiences and the knowledge which were significant for their work in teaching in the EJA [Youth and Adult Education] programs in prisons, as well as identify the impediments faced by that education. The research was carried out through the register of oral reports of five teachers who work/worked in the EJA modality in the CPV, through which the data was obtained and analyzed. The authors involved for the theoretical reference are Miguel Arroyo, Paulo Freire, Michael Foucault, Moacir Gadotti, Sérgio Haddad Elionaldo Fernandes Julião, Leôncio José Gomes Soares and Márcia Vieira.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectSistema penitenciáriopor
dc.subjectTensõespor
dc.subjectVulnerabilidadepor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectPenitenciary Systemeng
dc.subjectTensionseng
dc.subjectVulnerabilityeng
dc.titleProfessoras encarceradas: a educação na prisão de jovens e adultos na perspectiva das professoras que vivenciam o perigo em um ambiente de subjugação e resistência no exercício da docência no presídio de Valença/BApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado busca responder as questões: como as professoras que atuaram no Conjunto Penal de Valença (CPV) desenvolveram práticas pedagógicas de forma autônoma em um ambiente de subjugação e resistência, utilizando uma metodologia voltada para a sensibilização de valores, num espaço onde predomina o medo e a vulnerabilidade? Quais são os entraves encontrados por elas no exercício da docência no cárcere? Nesse sentido, a pesquisa desta temática surgiu desde a época em que atuei como coordenadora de um Programa Federal de Alfabetização de Jovens e Adultos, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, que mantinha duas turmas no CPV. Naquela época, o que me chamou a atenção foi a determinação das docentes em enfrentar as adversidades e os entraves que aquela educação estava inserida. Através das narrativas que foram registradas em pesquisa anterior, foi possível identificar, nos registros de suas vozes, as experiências e os saberes que são significativos para a sua atuação na docência na EJA em presídios, bem como identificar os entraves enfrentados por essa educação. A pesquisa foi realizada por meio do registro de relatos orais de cinco professoras que atuam/atuaram na modalidade EJA no CPV, por meio dos quais os dados foram obtidos e analisados. Os autores envolvidos como referencial teórico são Miguel Arroyo, Paulo Freire, Michael Foucault, Moacir Gadotti, Sérgio Haddad Elionaldo Fernandes Julião, Leôncio José Gomes Soares e Márcia Vieira.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534069274107489por
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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