Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/595
Title: As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
metadata.dc.creator: Silva, Argentina Cardoso e
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Tendências pedagógicas;Currículo;Escola;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Pedagogical trends;Curriculum;School
Issue Date: 14-Sep-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo faz uma abordagem acerca do currículo de uma escola particular com foco na realidade vivenciada nessa escola. O tema trata, basicamente, de questões relativas às concepções pedagógicas e sua manifestação na elaboração do currículo. Tem como objetivo, descrever o currículo como um espaço de interações educativas e, um conjunto de diretrizes pedagógicas que se articulam para orientar a organização e o desenvolvimento das práticas educativas autônomas voltadas para a formação integral de crianças e jovens, dentro da atual Proposta Curricular do Colégio Antônio Araripe. A análise está orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do ponto de vista de historiadores, legislações, especialistas e de seus professores, tendo em vista contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica que assume os princípios da abordagem qualitativa, entendendo que está, no âmbito das ciências sociais e tratando especificamente de fenômenos educacionais, identifica-se como de caráter inacabado, com dimensão criativa, auto formadora, e com intencionalidade. Utilizou-se também de observações juntos aos professores e alunos da referida instituição para um embasamento mais acurado. Tendo também a contribuição expressiva de autores como Freire, Libâneo, Saviani, Moreira, Veiga Neto entre outros.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ac_tmp407.pdf757.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.