Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Argentina Cardoso e
dc.date.accessioned2016-07-25T15:36:55Z-
dc.date.available2016-03-03
dc.date.available2016-07-25T15:36:55Z-
dc.date.issued2015-09-14
dc.identifier.citationSILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595-
dc.description.abstractThis study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTendências pedagógicaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectPedagogical trendseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleAs novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoEste estudo faz uma abordagem acerca do currículo de uma escola particular com foco na realidade vivenciada nessa escola. O tema trata, basicamente, de questões relativas às concepções pedagógicas e sua manifestação na elaboração do currículo. Tem como objetivo, descrever o currículo como um espaço de interações educativas e, um conjunto de diretrizes pedagógicas que se articulam para orientar a organização e o desenvolvimento das práticas educativas autônomas voltadas para a formação integral de crianças e jovens, dentro da atual Proposta Curricular do Colégio Antônio Araripe. A análise está orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do ponto de vista de historiadores, legislações, especialistas e de seus professores, tendo em vista contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica que assume os princípios da abordagem qualitativa, entendendo que está, no âmbito das ciências sociais e tratando especificamente de fenômenos educacionais, identifica-se como de caráter inacabado, com dimensão criativa, auto formadora, e com intencionalidade. Utilizou-se também de observações juntos aos professores e alunos da referida instituição para um embasamento mais acurado. Tendo também a contribuição expressiva de autores como Freire, Libâneo, Saviani, Moreira, Veiga Neto entre outros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ac_tmp407.pdf757.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.