Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/594
Title: O que amamos, não esquecemos: um estudo teológico, identitário e cultural dos cemitérios teutos no sul do Brasil
metadata.dc.creator: Araújo, Thiago Nicolau de
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Cemitério;Preservação cultural;Identidade cultural;Germanidade;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Cemetery;Cultural preservation;Cultural Identity;Germanism
Issue Date: 24-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARAÚJO, Thiago Nicolau de. O que amamos, não esquecemos: um estudo teológico, identitário e cultural dos cemitérios teutos no sul do Brasil. 2015. 163 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A tese se propõe a analisar o cemitério como espaço de expressão e preservação da memória identitária do imigrante teuto no sul do Brasil, através da interpretação dos elementos simbólicos religiosos contidos nas lápides, bem como de sua estrutura espacial e organizacional. A pesquisa foi construída a partir de extensa revisão bibliográfica, da pesquisa de campo aos cemitérios localizados em comunidades de origem teuta no Rio Grande do Sul e nos cemitérios da Alemanha. O primeiro capítulo se ocupou com a definição de túmulo bem como a relação do indivíduo com a finitude e suas representações funerárias. O segundo apresenta o cemitério como local de memória e identidade, através do estudo das fontes de informação artísticas, sociais, culturais e ideológicas contidas nestes, de forma a identificar a construção de uma ou mais identidades culturais. O terceiro capítulo estabelece um quadro teórico sobre a construção do imaginário europeu sobre a morte e os cemitérios, e de que forma isso é representado materialmente nos túmulos, analisando as características religiosas católica e protestante expressas na simbologia cemiterial entre 1824, no início da imigração alemã para o Brasil, até 1930, período que marca o final destas expressões transculturais nos túmulos. Por fim, o último capítulo estabelece um estudo comparativo entre os cemitérios dos imigrantes teutos no sul do Brasil e dos cemitérios de seu país de origem, a Alemanha, buscando definir quais elementos simbólicos revelam a manutenção de uma identidade religiosa teuta expressa nos símbolos e nos epitáfios, de forma a analisar a construção de uma ou mais identidades culturais preservadas nos cemitérios teutos do Rio Grande do Sul.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/594
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
araujo_tn_td139.pdf15.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.