Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/589
Title: Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo
metadata.dc.creator: Alves, Monica Pinz
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Educação por princípios;Proposta pedagógica;Métodos;Elementarisierung;EDUCAÇÃO E RELIGIÃO;Education through principles;Pedagogical proposal;Methods;Elementarisierung
Issue Date: 31-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALVES, Monica Pinz. Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo. 2015. 198 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A presente tese objetiva apresentar a abordagem de ensino e aprendizagem denominada Educação por Princípios, uma proposta metodológica originada dos Estados Unidos, e sua relação com o pleno desenvolvimento dos educandos e das educandas. A pesquisa de cunho bibliográfico primeiramente faz um levantamento sobre as políticas públicas vigentes no sistema educacional brasileiro, apresentando as diretrizes que preveem o pleno desenvolvimento do indivíduo expondo algumas fragilidades existentes no dia a dia das escolas. A seguir a pesquisa descreve a Educação por Princípios, apresentando sua abordagem de ensino e aprendizagem, sua proposta metodológica e como esta propõe o desenvolvimento integral, corpo, alma e espírito, investigando os elementos pedagógicos utilizados nas escolas que adotam esta abordagem. A abordagem da Elementarisierung (elementarização), uma proposta educacional alemã, descrita para o trabalho no componente curricular de Ensino Religioso na Alemanha, tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa e é inserida neste trabalho para averiguar a possibilidade de auxiliar na abordagem da Educaçao por Princípios. Ao finalizar a tese, com base nas políticas públicas e nas abordagens pesquisadas, o enfoque é voltado ao perfil do educador e da educadora, sua formação acadêmica, espiritualidade e disposição interior frente à proposta de contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e da educanda.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/589
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alves_mp_td141.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.